Prefeito anuncia melhorias nas escolas municipais de Sonora

Na última terça-feira (25), o prefeito de Sonora, Enelto Ramos, se reuniu com a gerente de Educação Clotilde de Sousa Silva Castro, com a coordenadora de Inspeção Infantil do município professora Maria Aparecida Freitas, com a professora Jacqueline de Carvalho Valentim, da Inspeção Educacional e com a professora Lívia Leite da Mata, da Inspeção de Educação Especial para ouvir as principais necessidades da rede municipal de ensino e pontuar as melhorias que serão realizadas.

Nos próximos meses, as unidades de educação receberão benfeitorias nas salas de informática e terão os quadros das salas de aula trocados. Também serão feitas brinquedotecas novas. Por fim, serão realizadas obras de ampliação das Unidades Educacionais Paulo Henrique Zanin e Irma Araldi Kohl.

Na reunião, a equipe de profissionais da educação também ressaltou os avanços que a Coordenação de Inspeção Infantil – núcleo dirigido pela professora Maria Aparecida – têm feito no acompanhamento pedagógico para coordenadores e diretores de ensino, investindo na educação continuada dos profissionais que tiveram que se adaptar ao novo normal que a pandemia impôs aos professores.

O prefeito Enelto Ramos informou que agora a prioridade é buscar esses recursos para garantir o conforto dos alunos e professores nas salas de aulas. “Nossos alunos precisam estar em um ambiente agradável para que possam desenvolver suas habilidades de adquirir conhecimento, e os professores, incentivados para ensinar. Por isso, vou atrás de investimentos e se Deus quiser, iniciaremos as obras de melhorias o quanto antes”, afirmou.

Prefeitura de Sonora decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (28)

Publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27/03), o decreto n.° 1.450, que aponta Ponto Facultativo na quinta-feira, 28 de março e feriado na sexta (santa), em Sonora–MS.

O decreto tem como base as celebrações religiosas da Semana Santa, bem como o feriado da sexta-feira da Paixão, no dia 29. Com isso, órgãos e repartições públicas municipais fecham ou trabalham em horário especial, de acordo com escala de cada departamento.

A Saúde operará com horário especial, confira:
ESF 4: 07 às 11h, 13 às 17h;
CEM: atendimento com especialistas (pediatra e ginecologista), das 07 às 11h;
Laboratório: 07 Às 13h;
Farmácia Municipal: 07 às 11h e das 13 às 17h;
Gerência de Saúde: 07 às 11h.

Não haverá atendimento dos serviços de Regularização Fundiária Urbana neste fim de semana, voltando normalmente na próxima semana.

Sonora 36 anos: Concurso Rainha do Rodeio 2024 está com inscrições abertas 

Karine Martins, Rainha do Rodeio Sonora 2023
Karine Martins, Rainha do Rodeio Sonora 2023

Estão abertas as inscrições para o concurso da Rainha, Princesas e Madrinha do Rodeio de Sonora, que acontece no mês de maio. As candidatas devem ter de 15 a 25 anos e as inscrições poderão ser efetuadas até a próxima segunda-feira (01/04), na Casa do Artesão.

Conforme o regulamento, as candidatas eleitas terão como objetivo de sua representatividade divulgar a edição do 36° Aniversário de Sonora e todos os eventos que integram o aniversário, tais como a 3° Exposição de Tecnologia e Inovação no Agronegócio de Sonora — Expo Sonora, as ações da Prefeitura Municipal de Sonora e Rodeio em Touros — considerada a maior festa cultural do Município.

O concurso será realizado no dia 11 de maio, na Festa do Chapéu, e serão 4 coroadas: Rainha do Rodeio, Primeira Princesa, Segunda Princesa e Madrinha do Rodeio.

É importante destacar que não serão aceitas inscrições por telefone, internet, e-mail e nem fotografias que não sejam acolhidas no ato da inscrição. As candidatas deverão se apresentar no local e horário, estipulados, e deverão estar trajadas de calça jeans e camiseta branca, cabelo e maquiagem livres, a critério da candidata.

Reforçando: as inscrições abrem hoje (25), e vão até a próxima segunda-feira, dia 01 de abril, e devem ser feitas na Casa do Artesão, localizada na Avenida do Povo, n.° 668 — das 7h às 11h e das 13h às 15h. Confira o edital na íntegra clicando aqui

Prefeitura de Sonora começa a distribuir carnês do IPTU 2024

A Gerência de Administração, por meio do setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Sonora, informa que iniciou a entrega dos carnês de Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao ano de 2024.

Caso não receba nos próximos dias, o cidadão deve procurar o setor de Tributação na Prefeitura de Sonora, ou ainda, solicitar as guias para pagamento pelo WhatsApp no número: (67) 3254-1522.

O contribuinte receberá até 10% de desconto para pagamento parcelado para imóveis sem débito e 20% de desconto para cota única à vista, pagável até o vencimento no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi.

Vale lembrar que há a possibilidade de pagamento por meio do PIX, através do aplicativo de qualquer instituição bancária.

A Prefeitura está localizada na Av. Edson Aparecido Fernandes de Campos, 750.

IMPORTANTE
Devido às constantes chuvas no município e região, pode haver atraso na entrega dos carnês físicos, porém a Prefeitura informa que os carnês podem ser solicitados via WhatsApp para pagamento.

Projeto Rural Sustentável Cerrado: Irma Araldi Kohl Extensão Maria Enedina Gonçalves Pereira, recebe prêmio de R$ 8 mil

Localizada no Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, a Escola Irma Araldi Kohl desempenha um papel crucial no aprimoramento educacional e sustentável da região. O assentamento é beneficiado por treinamentos e dias de campo proporcionados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) por meio do seu projeto Rural Sustentável Cerrado.

Nesse contexto, destaca-se o Edital de Popularização do Projeto, no qual a escola se inscreveu e foi selecionada para participar.

Ao longo do desenvolvimento do Projeto, a escola enfrentou desafios significativos, desde a criação de uma sementeca até a implementação de uma Horta suspensa, um parque infantil construído com pneus, uma Composteira e uma Horta produtiva.

Destaca-se que as hortaliças cultivadas na escola foram utilizadas na merenda escolar das crianças, promovendo uma conexão direta entre a produção local e a alimentação saudável dos estudantes.

O Projeto exigiu o envolvimento ativo dos alunos, pais, comunidade em geral, e produtores rurais que gentilmente cederam suas chácaras para a realização dos dias de campo. A equipe pedagógica e administrativa da escola também desempenhou um papel fundamental no sucesso da iniciativa.

Ao final do processo, a escola obteve uma pontuação expressiva de 540 pontos, conquistando a classificação máxima, denominada “Super”. Essa conquista rendeu à escola um prêmio significativo de R$ 8 mil reais, destinado a investimentos futuros no projeto, bem como para aprimorar o ambiente e a estrutura da escola.

A premiação não apenas reconhece os esforços da escola, mas também ressalta a importância da colaboração entre diversos setores da comunidade para promover iniciativas sustentáveis e educacionais que beneficiam a todos.

Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Como aumentar a produtividade agrícola sem agredir o meio ambiente? Esse é um dos grandes desafios atualmente no mundo e o que move o Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II – Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado, ou apenas Projeto Rural Sustentável – Cerrado.

Com um arranjo institucional inovador, que envolve as instituições idealizadoras, beneficiários, executores e apoio científico, o projeto é resultado de parcerias. Tal arranjo mostra a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias.

O objetivo geral do projeto é mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. O projeto implementará atividades que melhorem o acesso dos(as) produtores(as) à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, assim como ações para fortalecimento de organizações produtivas locais, a fim de fomentar a comercialização de sua produção agropecuária. Além disso, melhorará as capacidades dos(as) prestadores(as) de serviços de assistência técnica locais (instituições e profissionais individuais) para trabalhar com tecnologias de baixa emissão de carbono.

Ciranda Cirandinha: Prefeitura de Sonora e Instituto Ciranda promovem projeto musical

A Prefeitura Municipal de Sonora em parceria com o Instituto Ciranda Música e Cidadania oferece às crianças e adolescentes sonorenses, aulas de música e instrumentos através do projeto Ciranda Cirandinha.

O projeto é realizado por meio da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos completos, e são ofertadas aulas de: flauta transversal, flauta doce, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, violino e bateria. 

Para participar das aulas é necessário que os alunos estejam frequentando a escola regularmente e que tenham disponibilidade de tempo para se dedicar às aulas.

Com foco numa abordagem social inclusiva e com desdobramentos em direcionamentos profissionais, o Instituto Ciranda consegue encaminhar um grande número de alunos para a continuidade de seus estudos musicais em universidades do Brasil e exterior, além de inseri-los no mercado de trabalho regional e nacional alinhado com os preceitos da economia criativa.

Os pais e responsáveis interessados devem realizar a inscrição pelo número (67) 9945-2564.

Inscrições prorrogadas: Projeto Patrulha Mirim em Sonora estende prazo até o dia 13 de março

A Prefeitura Municipal de Sonora, através da Gerência Municipal de Educação e em colaboração com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, informa que estendeu o prazo de inscrições para o Projeto Patrulha Mirim em Sonora até o dia 13 de março. 

Voltado para alunos com idades entre 10 e 17 anos, o projeto visa promover a educação e disciplina, oferecendo orientação para crianças e adolescentes em diversas atividades do cotidiano.

Os pais e ou responsáveis interessados devem comparecer ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, situado na Av. das Chácaras Nº 127, durante os horários de atendimento, das 08h às 11h e das 13h às 16:30h. A apresentação dos documentos, incluindo a certidão de nascimento do aluno e o RG ou CNH do responsável legal, é obrigatória.

Inaugurada em 2019 em Sonora, a Patrulha Mirim, criada originalmente em 2008 pela Polícia Militar do Estado, oferece uma gama abrangente de instruções a crianças e jovens de 9 a 17 anos. O projeto engloba temas como trânsito, educação física, prevenção às drogas, regulamento de continência, artes, civismo, direitos e deveres, ordem unida, regulamento orgânico, entre outras disciplinas.

Esta extensão no prazo de inscrições representa uma oportunidade única para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, proporcionando conhecimentos valiosos e promovendo valores essenciais para a formação cidadã.

Regularização Fundiária: Prefeitura de Sonora e Governo do Estado entregam 81 escrituras às famílias da Cohab e Sol Nascente

Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Sonora/MS em parceria com o Governo do Estado entregou as escrituras de 81 imóveis às famílias do bairro Cohab, o pioneiro de Sonora e Sol Nascente.

A cerimônia foi realizada na Rua Girassol e contou com a presença da diretora-presidente da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul, Maria do Carmo Avesani Lopez e diversas autoridades locais.

De acordo com o Dr. Alexsandre de Carvalho Oliveira, responsável por conduzir todos os trâmites burocráticos e auxiliar a população no processo de regularização urbana, o objetivo é atender todas as famílias sonorenses, mas o processo será feito por etapa e com agendamento para evitar filas e tumulto.

Ainda de acordo com o Dr. Alexsandre, o cidadão para transferir um imóvel hoje, gasta em torno de R$ 12 mil reais, tendo em vista custos com advogado, contador, impostos e demais documentos e, pela Prefeitura, o custo é totalmente zero através da REURB-S: Regularização Fundiária de Interesse Social.

 

Entenda

A REURB-S é uma modalidade de regularização fundiária voltada para ocupações de interesse social. Essas moradias são caracterizadas por serem ocupações irregulares, normalmente habitadas por pessoas em situação de vulnerabilidade com renda de até 5 salários mínimos (família). A REURB-S tem como objetivo principal promover a inclusão social, a regularização jurídica das propriedades e a melhoria das condições de vida dessas comunidades.

 

Principais características da REURB-S

Público-alvo: ocupações de interesse social habitadas por pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social;

Benefícios: regularização jurídica da posse, garantia do direito à moradia adequada, acesso a serviços públicos básicos e urbanização das áreas;

Procedimentos: envolve etapas como levantamento socioeconômico, cadastramento dos ocupantes, regularização jurídica, urbanização, entre outros;

Fontes de financiamento: geralmente utiliza recursos públicos destinados à política habitacional, como recursos próprios da Agehab e em alguns casos, fundos do Governo Federal.

Para facilitar o processo de regularização e garantir que todas as famílias sejam contempladas, a Prefeitura de Sonora está fazendo o atendimento à população às sextas-feiras e sábados, mas o proprietário do imóvel precisa primeiro agendar seu atendimento pelo telefone (67) 99818-3576, das 7h às 13h. Munidos de todos os documentos de aquisição do lote, pessoais e comprovante de residência, como certidão de casamento e nascimento, devem comparecer ao ESF-4, Estratégia de Saúde da Família 4 (Vista do Lago), na Rua Piauí, n° 1703.  O horário será informado no ato do agendamento.

Os interessados devem comparecer munidos dos seguintes documentos:

  • Documentos pessoais (RG e CPF), inclusive do cônjuge (se casado) ou do companheiro(a) em caso de união estável;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento, conforme o caso;
  • Certidão de óbito, caso seja viúvo(a);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
  • Todos os documentos referentes à aquisição do imóvel (doação, contrato, IPTU, etc.).

 

Próxima etapa

A Prefeitura está aguardando a liberação do cartório de novas escrituras que serão entregues na próxima semana. No próximo fim de semana, será a vez do bairro Vale do Sol e em seguida, o bairro Jardim Dos Estados.

Lista de Pré-selecionados e Suplentes do Programa Lote Urbanizado – Primeiro Lote de 32 Unidades

Prezados Beneficiários e Interessados,

É com grande satisfação que tornamos pública a lista de pré-selecionados do primeiro lote de 32 unidades do Programa Lote Urbanizado. Este programa visa proporcionar acesso à moradia digna por meio da concessão de lotes urbanizados, contribuindo para a realização do sonho da casa própria.

Além disso, divulgamos a lista dos beneficiários reservas, que poderão ser convocados em caso de desistência ou outras eventualidades.

Clique aqui: Seleção Lote Urbanizado de Sonora, para publicação

 

Os pré-selecionados deverão se apresentar no CRAS a partir de Segunda-feira das 13:00 às 17:00 horas na Av. Edson Aparecido Fernandes de Campos, 1391, Sonora–MS, 79415-000.

Documentos necessários:

RG

CPF

Comprovante de Renda

Comprovante de residência

Certidão de Nascimento dos Filhos

Atestado médico

Comprovante do Estado Civil.

Concurso Público em Sonora: Inscrições Abertas!

A Prefeitura de Sonora informa que as inscrições para o aguardado concurso público já estão abertas. Este é o momento ideal para você fazer parte da equipe que contribui para o desenvolvimento da nossa cidade. Não perca a oportunidade!

Período de Inscrições: De 18/01/2024 a 25/01/2024

Salários: Os salários oferecidos variam de R$ 1.415,21 a R$ 12.396,05, dependendo do cargo.

Entre os Cargos Disponíveis:

  • Auxiliar de Serviços Gerais
  • Monitor Social e Desportivo
  • Cirurgião Dentista
  • Procurador Jurídico
  • Entre outros

Edital: Para mais informações sobre os cargos, requisitos, cronograma e demais detalhes, acesse o https://sonora.ms.gov.br/v2/concurso-publico-001-2024/.

Inscrições: Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo através do https://ippec.org.br/concursos/concurso/287.

Participe e faça parte da construção de um futuro melhor para Sonora!

Uma Nova Era para a Educação em Sonora: Escola Luigi Gazzolo Recebera Reforma Abrangente

Em um momento histórico para nossa comunidade, celebramos a assinatura da Ordem de Serviço para a tão aguardada reforma da Escola Municipal Luigi Gazzolo. Passaram-se 13 anos desde a última intervenção significativa, e hoje, marcamos o início de uma transformação completa, do teto ao chão, para proporcionar aos nossos alunos um ambiente educacional digno de seus sonhos.

Lideranças politicas do município e toda equipe juntamente com alunos da Escola Municipal Luigi Gazzolo.

A expectativa entre os alunos é palpável, e não poderíamos estar mais empolgados em presenciar esse marco crucial na história de Sonora. A reforma não apenas renova a estrutura física da escola, mas simboliza nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade, preparando as futuras gerações para um futuro brilhante.

Lideranças Politicas e Diretora Jacqueline de Carvalho Valentim segurando Ordem de Serviço devidamente assinada.