24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose, equipe da Saúde orienta população sobre a doença

A Gerência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (24), em alusão ao dia mundial da tuberculose, desenvolveu uma ação de conscientização com relação à doença. Segundo a coordenadora do programa de combate à tuberculose, Simone Alencar, durante todo a quarta-feira, uma equipe de agentes de saúde estará orientando através de panfletos sobre a prevenção da tuberculose e também os cuidados e tratamento para as pessoas acometidas com essa doença. Esse trabalho acontece nos órgãos públicos e em alguns pontos das avenidas da cidade.

O dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose. Esta data foi escolhida pela OMS por corresponder à descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 1882. A doença é antiga mais não é passado. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

As estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. A tuberculose é ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde.

Segundo a gerente municipal de saúde de Sonora, Indianara Dantas, mesmo em tempos de pandemia, as unidades básicas de saúde do município conseguiram abordar um tema tão importante que é a tuberculose e através de conscientização tanto dos profissionais de saúde como da população nos ESF´s e hospital, foi abordado o que é a doença, a forma de transmissão bem como o tratamento.

Os sintomas da TB são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico e cumprir a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.