No dia 07 deste mês, a Prefeitura Municipal de Sonora, através da Gerencia Municipal de Educação, cultura, Esporte e Lazer, deu início ao Curso Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para professores e assistentes da educação.
Foram inscritos cerca de 98 profissionais da rede municipal do ensino regular, os inscritos foram divididos em duas turmas, a primeira turma com 45 participantes iniciou as aulas dia 7 de maio e terminará dia 1 de julho, a segunda turma iniciará em julho, a carga horária do curso é de 80 horas. O objetivo é preparar para os profissionais da educação no processo de inclusão dos alunos surdos para a comunicação entre a comunidade escolar.
As aulas serão uma vez por semana na Escola Municipal Francisco Battista Giobbi e ministradas pela pedagoga, especialista em educação infantil pela UFMS, Clotilde Castro, habilitada em Libras básico, intermediário e avançado (2016/2017) pelo Centro de Assistência aos Surdos (CAS) em Campo Grande MS.
Segundo Clotilde Castro, é importante destacar que a inclusão começa pela educação bilíngue (Libras e português) e que é preciso valorizar a língua brasileira de sinais e as diferentes metodologias para que a inclusão da pessoa surda aconteça.
Ao conversar com o prefeito Enelto Ramos sobre o assunto, ele disse que Língua Brasileira de Sinais está sendo inserida nas escolas municipais, e a escola bilíngue é uma forma de tornar o ensino mais inclusivo. Esse curso de Libras faz parte do programa de Formação Continuada oferecida pelo município aos profissionais da educação. O município busca estar sempre atualizado na questão educacional, para tanto é necessário também que o professor esteja sempre em processo de formação, sempre buscando se atualizar. Com a Formação Continuada, o professor melhora seu conhecimento profissional e sua prática docente. Concluiu o prefeito Enelto.