A prefeitura municipal de Sonora através da gerência de Saúde, está em plena atividade no combate à dengue. Segundo a gerente de saúde, Ivana Paião, para proteger a população, foram planejadas diversas ações importantes, que já estão sendo colocadas em práticas. Uma delas é o Mutirão no Combate da Dengue, que será realizado nos dias 24 e 25 de janeiro e irá percorrer os bairros da cidade, o município terá início na Praça Central às 7:00 e vai até às 10:00 horas, e no período da tarde das 14:00 às 17:00 horas.
Equipes da saúde municipal visitaram as farmácias no município para alinhar a conduta nos cuidados com a dengue. O objetivo dessas visitas foram orientar os profissionais das farmácias sobre a Dengue e evitar a automedicação. As visitas se estenderam também em todas as unidades de saúde municipal, onde aconteceram reuniões para orientar os técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, para que seja dispensado uma atenção especial aos pacientes com suspeita de dengue, visto que essa doença se não for diagnosticada e tratada de forma correta, pode levar o paciente a óbito
O mosquito da Dengue é muito perigoso, ele também transmite a Chikungunya e a Zika, diante do aumento de casos de infecção pelo mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura Municipal convoca a participação popular para o mutirão de combate à dengue, a intensão é que o poder público e a população juntos vão às ruas retirar os pequenos objetos que possam acumular água, consequentemente eliminar os criadouros das larvas do mosquito Aedes aegypti.
O prefeito Enelto Ramos disse que há preocupação da administração municipal com o aumento de casos da dengue no estado, em Sonora, segundo o prefeito já estão sendo tomadas medidas para manter o controle da dengue, ele disse que desde os primeiros dias deste ano a prefeitura tem trabalhado junto ao Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao Vetor Aedes Aegypti de Sonora.
As ações que estão sendo desenvolvidas e outras que acontecerão, fazem parte do planejamento de enfrentamento à dengue, visto que no estado os números de casos da dengue têm aumentado grandemente.