A Prefeitura Municipal de Sonora, através da Gerência de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), realizou a 1ª Oficina de Capacitação em Planos de Segurança da Água (PSA).
Participaram da oficina, Vinícius Lara – Diretor de Meio Ambiente e Turismo, Roseli Fátima – Coordenadora de Vigilância Sanitária, Francisco Edson – Fiscal da Vigilância Sanitária, Eduardo Duarte – Engenheiro da Secretária de Obras e Jacqueline de Carvalho – Representando a Secretaria de Educação.
O técnico da FUNASA, Marconi Bezerra, foi o responsável pela oficina, que teve como objetivo, capacitar servidores para realizar o controle da qualidade da água potável utilizada nas comunidades rurais do município.
A oficina contou com um referencial teórico que abordou temas para a criação do Conselho do Plano de Segurança da Água – PSA. Esse conselho serve como ferramenta que identifica e prioriza perigos e riscos em um sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor, visando estabelecer medidas de controle para reduzir ou eliminar agentes contaminantes através de processos para verificação da eficiência da gestão preventiva.
A capacitação contou com visita técnica na comunidade Bispo, sendo esta a primeira comunidade a receber o PSA. No local foi verificado a captação da água que é fornecida para a comunidade. No local, foram coletadas amostras de água para realizar exames laboratoriais, em veículo da FUNASA adaptado com laboratório.