Prefeitura de Sonora entrega kit’s da merenda escolar para famílias de alunos cadastradas no Programa Bolsa Família

A Prefeitura de Sonora, através da Gerência Municipal de Educação (Gemed), iniciou nesta segunda-feira (03), a distribuição de kits com produtos da merenda escolar para alunos cadastrados da Rede Municipal de Ensino e que pertence às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal e ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Serão entregues cerca de 730 kits, com alimentos não perecíveis e perecíveis (frango), todos os alimentícios foram selecionados com orientação da nutricionista da Cantina Central que é responsável pela merenda escolar das escolas municipais. Os produtos são adquiridos diretamente da Agricultura Familiar do município pela Gerência Municipal de Educação através de recursos do PNAE para a merenda escolar.

Segundo a Gerência de Educação Municipal, as Escolas estão entrando em contato com as famílias para buscarem seus kits, de forma escalonada, para evitar aglomerações, observando as determinações sanitárias do Município. Os alunos que residem em área rural, distante da Escola e não dispõe de meios para buscar, a entrega dos kits da merenda escolar estão ocorrendo através dos veículos da Gerência de Educação.

A Lei nº 13.987/2020, regulamentada pela Resolução CD/FNDE nº 2/2020, autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE aos pais ou responsáveis dos alunos, com o objetivo de garantir o direito à alimentação dos estudantes e auxiliar para que não entrem em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A prefeitura de Sonora juntamente com o Conselho de Merenda Escolar vem acompanhando todo o processo de montagem e distribuição dos kits. Nesse momento excepcional, de calamidade pública e emergência de saúde pública é muito importante a continuidade do programa de Segurança Alimentar Nutricional.