Quando o tema é câncer de mama, mesmo após a cura, é preciso prevenir a “recidiva” da doença
Durante a Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, a Gerência Municipal de Sonora agendará o exame preventivo de colo de útero, o Papanicolau. O cuidado desses órgãos deve ser paralelo, para evitar o recidiva do câncer, que é o segundo diagnóstico da doença no mesmo paciente.
O exame de Papanicolau, de acordo com o Ministério da Saúde, deve fazer parte da rotina médica de todas as mulheres, pois ajuda a evitar o aparecimento e desenvolvimento de uma série de complicações. Infelizmente, muitas mulheres ainda negligenciam a regularidade desse exame.
Para esclarecer mais sobre o tema, apresentamos o guia prático do exame, fornecido pelo Ministério da Saúde. Confira:
O que é o exame?
O nome técnico do exame é colpocitologia oncótica. A coleta é rápida, indolor e simples, sendo necessário que a paciente não esteja em seu período menstrual.
Qual a importância?
O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.
O exame também auxilia no diagnóstico de outras questões como:
– Alterações no colo do útero ocasionadas pelo HPV (lesões internas);
– Infecções e inflamações vaginais;
– Doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos.
Quem deve fazer?
Mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo uma vez ao ano – principalmente aquelas entre a faixa etária dos 25 aos 59 anos. Caso o resultado do exame assinale qualquer irregularidade, o preventivo pode passar a ser feito de seis em seis meses, para acompanhamento mais rígido do quadro.
Quer agendar exames preventivos? o ESF 1 – Terrão está com agendamentos abertos, toda quinta e sexta-feira, das 7h às 19h.