“A saúde da mulher precisa ser vista na integridade”, ressalta psicóloga sobre o Outubro Rosa

Na última semana da campanha “Transforme-se na sua melhor versão” , profissional destaca a importância da saúde mental

Ler que os exames detectaram um carcinoma intraductal não é fácil para nenhuma mulher e, mesmo que apareça na categoria não invasiva, a luta contra o câncer de mama começa com o fortalecimento da saúde mental e apoio familiar. Neste Outubro Rosa, a Prefeitura de Sonora/MS, por meio da Gerência Municipal de Saúde, lançou a campanha “Transforme-se na sua melhor versão”, e a psicóloga Franciele Siviero destaca a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento.

Siviero destaca que, durante as campanhas de prevenção aos cânceres de mama e colo de útero, é importante também que seja avaliada a necessidade dos exames de rastreio, pois quanto mais cedo a doença for descoberta, melhor será a qualidade de vida da paciente. “A família é fundamental para motivar as mulheres a se cuidarem”, destaca a psicóloga.

E se o temido exame positivo para doença chegar? É o momento de todos se unirem, rumo à vitória. “Por se tratar de situações em que, muitas vezes, exige que sejam realizadas intervenções mais invasivas, como retirada da mama, fator que mexe muito com a auto imagem feminina, é muito importante a maior sensibilidade do parceiro e a compreensão das mudanças físicas e emocionais que podem vir ocorrer”’, reforça Franciele.

Com esse apoio, a paciente conseguirá ter esperanças e forças para enfrentar a doença e suas preocupações mais íntimas. “Infelizmente, quando estamos adoecidos, nossa autoestima fica extremamente abalada, devido ao desgaste emocional. É importante tentar ter a visão de que é uma fase temporária e usar das possibilidades para lidar com essas mudanças. Cada mulher pode encontrar na sua maneira as melhores alternativas para conseguir manter uma boa autoestima durante o tratamento”.

Por fim, Franciele destaca que o suporte emocional pode deixar o processo mais leve. “Ter alguém com quem você possa dividir suas angústias e medo sem a preocupação de parecer fraca ou ser julgada pode deixar tudo mais leve”. É por isso que o acompanhamento psicológico, durante e depois do tratamento, é um autocuidado necessário. E nunca se esqueça: o câncer tem cura!

Reforçando: se precisar de ajuda, procure uma das Unidade de Saúde da Família que você será acolhida e atendida por um dos profissionais de saúde mental.