Academia da Saúde comprova os benefícios das atividades físicas

Para quem aderiu às aulas, o momento é essencial para saúde e bem-estar

Com 70 alunos ativos nas aulas de e funcional, o projeto Academia da Saúde de Sonora comprova que atividades físicas são essenciais para a manutenção da saúde e promoção do bem-estar das pessoas atendidas pela Atenção Primária em Saúde.

De acordo com a coordenadora e nutricionista da Academia da Saúde, Laira Rocha Martins, o programa é de autoria do Ministério da Saúde e foi instituído em 2011 com a perspectiva da assistência à saúde, sendo considerado uma estratégia de promoção da saúde, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis para a população. Mantido pela Prefeitura de Sonora por meio da Gerência Municipal de Saúde, a Academia da Saúde promove saúde e bem-estar a todos os participantes.

“As atividades devem englobar a saúde em geral, por isso que eu sempre tento fazer eventos lá, como o Mulher Empoderada, ações do Outubro Rosa. Tudo que pudermos levar pra lá, porque é um ambiente não somente de atividades físicas”, destaca Laira.

Luiza Meire Oliveira, hoje com 54 anos, é professora aposentada e começou a participar do projeto em 2019 e desde então não se vê sem. Participa do treino funcional pela manhã e, quando não tem nenhuma atividade programada, movimenta o corpo com caminhadas.

“As atividades da academia são essenciais em todos os aspectos. Gosto de participar, me sinto motivada! Acredito que tira realmente as pessoas do comodismo. A gente também tem acompanhamento com nutricionista e fisioterapeuta, palestras com diversos profissionais. Isso é muito importante. Quando eu comecei, pesava 89kg, hoje meu peso está na média de 78, 79. Para mim já é uma vitória”, compartilha Luiza.

Já para Marlene Aparecida da Silva, as atividades físicas trouxeram sensação de bem-estar, a ponto de se ter a disposição de uma jovem de 20 anos aos 57. “Me sinto uma menina e falo isso para todo mundo! Eu sofria com colesterol alterado, problemas na tireoide e hipertensão. Hoje vivo melhor e tenho certeza que é graças a Academia da Saúde”, ressalta.

As aulas são ministradas pelo Professor Willian Pipocas, na Praça de Sonora. O funcional adulto acontece toda segunda, quarta e sexta-feira, 6, 17 e 18 horas. Já o Kids às terças e quintas, 8h e 17h30. É feita uma avaliação nutricional completa com a coordenadora Laira Rocha. Os interessados podem procurar o professor nos horários de aula e se inscreverem.