Ação de imunização sonorense é destaque em congresso nacional de Saúde Pública

Referência no Estado, o “Super Ação Kids” foi destaque no 37° Congresso Conasems, em Goiânia (GO)

Psicóloga Franciele Siviero, gerente municipal de Saúde Indianara Dantas, coordenadora de imunização Jéssica Santos e nutricionista Laira Rocha.

E mais uma vez o projeto de imunização e suplementação “Super Ação Kids”  é referência! A iniciativa foi avaliada e selecionada para ser apresentada no 37° Congresso Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), realizado esta semana em Goiânia (GO) – maior evento sobre Saúde Pública da América Latina.

Super Ação Kids é uma ação de imunização do município de Sonora, realizada pela Gerência Municipal de Saúde, que visa o atendimento de crianças a partir de 0 a 7 anos com serviços de pesagem nutricional, atualização de vacinas, suplementação de vitaminas entre outros.

Na última edição, foram realizados cerca de 800 atendimentos num período de 5 horas de trabalho. Todas as unidades de Saúde se mobilizam para receber as crianças que além de brincar nos diversos brinquedos instalados pela Gerência de Saúde, também aproveitam atividades como pinturinha e desenhos.

Essa iniciativa já havia sido destaque na “8ª Mostra Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS!”, na oficina ImunizaSUS, sendo referência de bom trabalho realizado na busca ativa para vacinação e suplementação. Graças a esses resultados, a equipe sonorense foi selecionada para o evento nacional.

“É uma honra poder representar o nosso município em um evento de proporções internacionais. Quero agradecer o trabalho de toda equipe da Gerência Municipal de Saúde pelo empenho no bom atendimento da população. Também ao presidente do Conasems, Hishan Hamida, pela recepção”, destaca a gerente municipal de Saúde, Indianara Dantas.

Além de Indianara, compareceram ao evento a enfermeira, coordenadora de imunização e autora do projeto, Jéssica Santos; a nutricionista e coautora do projeto, Laira Rocha; e a psicóloga Franciele Siviero.

XXXVII Congresso do Conasems

Os desafios do SUS são muitos e a pandemia do novo coronavírus trouxe dificuldades ainda maiores: por um lado, a imagem do SUS na sociedade brasileira ganhou prestígio; por outro, ficaram evidentes as desigualdades regionais em infraestrutura e na atenção à saúde da população.

Com o olhar para o futuro e considerando esse cenário, o XXXVII Congresso do Conasems propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.