Ações desenvolvidas pela Gerência de Assistência Social são destaque em Sonora

A pasta que é administrada pela gerente Calinca Lazzarotto e tem como madrinha a primeira-dama Adenir Franco, atende mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade em toda a cidade

A Gerência de Assistência Social e Trabalho de Sonora tem executado um papel fundamental para a comunidade mesmo diante das dificuldades geradas pela pandemia. É que o atendimento às pessoas que antes era feito presencialmente e em grupos, passou a ser realizado individualmente e por telefone, sob agendamento e de forma ordenada atendendo todos os critérios de biossegurança.

A Gerência de Assistência Social e Trabalho do município oferece mais de 10 programas de assistência à comunidade que englobam todas as faixas etárias, além de promover diversas ações em alusão às datas comemorativas, como entrega de ovos da Páscoa, lembrancinhas para os Dia das Mães entre outras.

São mais de mil pessoas assistidas pela Prefeitura Municipal de Sonora por meio da Gerência de Assistência Social e Trabalho. Os projetos de acolhimento são: Geração Alegria, Geração Amiga e Mamãe Leoa. Outros programas sociais são: Meu Primeiro Emprego, Bolsa Universitária, Cesta Básica do Bem, Cadastro Único da Assistência Social, BPC, e Bolsa Família.

A pasta é administrada pela Bacharel em Direito Calinca Lazzarotto que possui um relevante know how em gestão de serviços socioassistenciais e tem como madrinha a primeira-dama Adenir Franco, parceira e amiga na promoção das ações de acolhimento à população.

Adenir Franco tem demostrado grande preocupação e assiduidade com as questões sociais do município e conta que mesmo em meio à pandemia, as ações sociais não pararam. “Tudo o que está sendo realizado só é possível porque esses profissionais se dedicam, são extremamente comprometidos com o bem-estar da nossa população. Eles são especiais e especialistas em ajudar o próximo. Parabenizo todos os profissionais da Assistência que não pararam de trabalhar, de ajudar quem precisa”, elogiou.

A gerente Calinca Lazzarotto informa que devido o novo formato de trabalho, o atendimento pode demorar um pouco, mas todos são atendidos. “Percebo que com a chegada da pandemia, a nossa carga de responsabilidade foi ao extremo. Nosso trabalho é árduo no sentido de articular as políticas possíveis que respondam de forma emergencial à população neste momento. Como um todo, as necessidades aumentaram e consequentemente a demanda da Pasta também”, explicou.

O município conta com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo Lazzarotto, o CRAS atende demandas de proteção social básica, famílias carentes que desejam se informar sobre os benefícios assistenciais disponíveis e podem realizar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, tais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha de Transporte Intermunicipal para Idosos, benefícios eventuais como cesta básica mensal ou eventual além dos programas sociais: Geração Amiga, voltado para os idosos, Geração Alegria, para crianças de 06 a 15 anos e Mamãe Leoa que atende as gestantes de todo o município.

No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Enquanto o CRAS trabalha com prevenção, oferecendo o suporte necessário às pessoas, o CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, oferecendo orientação, apoio e acompanhamento especializado para aqueles que tiveram seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono ou ameaças (PAEF). Ambos dispõem de profissionais qualificados como psicólogos, assistentes sociais e orientadores jurídico.

Calinca também ressaltou o trabalho dos técnicos profissionais do CRAS E CREAS que têm papel fundamental na acolhida da comunidade. “Esses profissionais executam o trabalho de acolhimento às famílias promovendo visitas domiciliares, desenvolvem e coordenam oficinas educativas, como artesanato, pintura, realizam atendimentos individuais de caráter emergencial, com o objetivo de direcionar o indivíduo à algum tipo de ação social, desenvolvem projetos e, juntamente com a equipe da rede socioassistencial, buscam medidas que estimulem a autonomia e a consciência cidadã da comunidade”, explicou.

E para oferecer mais conforto e acessibilidade às necessidades dos usuários, a Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho, irá revitalizar o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade. No local, também será construído uma cozinha industrial para a prática de cursos e treinamentos voltados à qualificação das pessoas, bem como uma piscina coberta que irá atender em forma de lazer e esporte aos inscritos nos programas sociais. O anúncio da reforma foi feito pelo prefeito Enelto Ramos, na cerimônia realizada no dia 3 de junho em comemoração ao 33° aniversário de Sonora.

Serviço
CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – Avenida Marcelo Miranda Soares, 1391 – Centro. Telefone: 67 3254-1449.

CREAS – Centro De Referência Especializado De Assistência Social – Avenida Wilson Barbosa Martins, 1129 – Vale Do Corrente. Telefone: 67 3254-1661.

Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho de Sonora – Av.
Marcelo Miranda Soares, 1608 – Centro. Telefone: 67 3254-1821