Alunos da Rede Municipal de Ensino, participam de eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água

O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da água e seu uso consciente.

A Gerência de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Núcleo do Meio Ambiente promove por meio de conversas, músicas e trabalhos artísticos, o “Dia Mundial da Água e uso consciente”, em toda a Rede Municipal de Ensino do município de Sonora. De 21 a 23 de março as atividades foram realizadas nas escolas de educação infantil, e nos dias 27 e 28 de março, acontecerão nas escolas de educação fundamental.

Medidas de preservação, recuperação e de uso consciente desse recurso tão precioso, são necessárias para que as gerações futuras tenham acesso à água potável. É importante que todos tenham consciência da importância dessas atitudes preventivas, que devem ser ensinadas às crianças o quanto antes.

A Diretora de Departamento do Meio Ambiente, Ana Venâncio, destacou a curiosidade e a necessidade que as crianças têm de fazer descobertas e aprender como as coisas acontecem, como por exemplo, saber de onde a água vem e como chega até suas casas? E essa é uma excelente oportunidade de para que elas aprendam sobre a importância que a água tem e a necessidade de fazer um bom uso desse recurso.

“O objetivo é conscientizar e refletir sobre a importância da água como fonte de vida para o ser humano e, apresentar em formas de fácil entendimento para as crianças, maneiras praticas para se usar dentro de casa com a família e na escola, ensinando que ao escovar dentes, mantenham a torneira fechada, por exemplo”, disse Ana.

O Dia Mundial da Água foi criado para conscientizar e inspirar ações para enfrentar a crise global de água e saneamento, em que 2 bilhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.