Assistência Social: benefícios do artesanato para idosos e gestantes

Projetos sociais visam o resgate psicológico, imunológico e socialização desses grupos

Atividades como tricô, crochê, bordados e colagem, em geral, são minuciosas e, de alguma forma, exigem que você pratique a atenção plena. Já existem diversos estudos que relacionam a atenção plena a benefícios importantes. Trilhando esse caminho, é possível dizer que artesanato e saúde têm tudo a ver e, por isso, é uma das atividades oferecidas pelos projetos Geração Amiga e Mamãe Leoa, promovidos pela Gerência Municipal de Assistência Social de Sonora.

Para pessoas na terceira idade, trabalhos artesanais contribuem para o resgate psicológico, social e imunológico da terceira idade. A atividade promove a sensação de bem-estar e prazer a partir do aumento dos níveis de serotonina e dopamina. Por isso, nossos 160 idosos estão aprendendo a fazer ponto cruz em panos de prato.

Já as 25 gestantes do Mamãe Leoa estão confeccionando ursinhos de pelúcia para os seus bebês, que podem ser as naninhas deles quando nascerem. Mais do que companhia para dormir, a naninha é o que confere um certo conforto e segurança para o bebê. É como um aconchego de colo de mãe quando ela não está por perto.

Outro ponto a ser destacado, quando falamos do grupo de futuras mamães, é que essas atividades possibilitam o atendimento assistencial e também a busca por conhecimentos e levantamento das dúvidas mencionadas pelas gestantes.

Os projetos sociais Mamãe Leoa, Geração Amiga e Geração Alegria, são mantidos pela Prefeitura Municipal de Sonora por meio da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho e atendem cerca de 300 pessoas no município. E lembre-se: para participar de qualquer projeto promovido pela Gerência Municipal de Assistência Social, basta comparecer no CRAS, que fica na Avenida Edson Aparecido Fernandes de Campos, n° 1391, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

* Fonte: Revista Eletrônica Acervo Enfermagem e Blog Dr. Consulta.