Assistência Social e Trabalho recebe representantes do Senai e discutem novos cursos profissionalizantes

Com o objetivo de fomentar a qualificação profissional da população sonorense, na última semana, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), apresentaram à Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho, proposta de renovação do Contrato de Cooperação Técnica e Financeira. Estiverem presentes na reunião, a técnica de suporte de cursos, Shrilene Barbosa, e a instrutora Natali Graciane.

Na ocasião, o presidente do Senai de Sonora, Roger Benites, propôs a implantação de novos cursos profissionalizantes no município.

As modalidades propostas são: iniciação profissional: despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções de baixa complexidade de uma ou mais profissões; qualificação profissional: cursos de formação para quem busca se preparar para uma profissão conforme o perfil requerido no mercado de trabalho e compatíveis com a complexidade tecnológica; aperfeiçoamento profissional: voltados a ampliação ou atualização de competências de um determinando perfil profissional desenvolvido na Formação Inicial, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou Graduação Tecnológica.

A parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem e a Prefeitura Municipal de Sonora, contempla o ano de 2017 a 2021 e já atendeu mais de 340 alunos em diversas modalidades de aprimoramento. Foram cinco turmas de Iniciação, seis turmas de Qualificação e três turmas de Aperfeiçoamento.

A gerente de Assistência Social e Trabalho de Sonora, Calinca Lazzarotto, destaca a importância dessa parceria para o desenvolvimento socioeconômico do município. “Fiquei satisfeita com a apresentação e com certeza estamos comprometidos com a qualificação profissional da nossa comunidade. Qualificar é gerar emprego e renda, fomentar qualidade de vida e gerar bem-estar à toda a população”, concluiu.

Os novos cursos ofertados são direcionados para a comunidade em geral e servidores municipais. Confira alguns:
• Almoxarifado
• Assistente administrativo
• Assistente de contabilidade
• Assistente de produção
• Assistente de Recursos Humanos
• Eletricista Instalador Residencial
• Operação de computador
• Montador de andaimes
• Inspetor de Qualidade
• Pintor de obras imobiliárias.

Demais cursos podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal de Sonora.

SENAI — o SENAI estimula a inovação da indústria por meio de consultoria e incentivo às ações das empresas com o desenvolvimento de pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos decisivos para a competitividade das empresas brasileiras.