Atleta de Sonora fica entre os cinco melhores no Campeonato Pan-americano de Taekwondo

”Isso mostra que nosso município também está em um ótimo nível técnico”, destaca o técnico Robson Carvalho

O atleta sonorense Jheferson Glaciel ficou em 4° lugar no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo 2023, após luta acirrada contra um estadunidense. O torneio foi realizado na República Dominicana, país caribenho que recebeu os principais nomes do esporte das América e que ele pode participar graças ao Projeto de Lei n° 444/2023, criado pelo Executivo Municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores, que possibilitou a compra as passagens, alimentação e estadia.

Ele e o treinador Robson Carvalho viajaram no começo da semana e retornam para Sonora nesta sexta-feira (28) com experiências que vão agregar muito ao esporte local. “A gente lutou com o terceiro melhor do mundo no Taekwondo e conseguimos o empate com ele. Eu acho que já é uma vitória para Sonora. Imagina uma cidade pequenininha poder chegar tão longe, tá numa competição de seleções? Ainda representando o Brasil? Isso mostra que nosso município também está em um ótimo nível técnico”, acredita o treinador Robson.

Outro ponto que o treinador destacou foi a experiência com outras equipes, que serão aplicadas em nosso município. “Adquirimos muito conhecimento com as seleções que estavam lá. São os melhores atletas do mundo estavam nessa competição, então lá conseguimos mais experiência nos próximos eventos com certeza a gente vai ter resultado. ‘Quebrou o gelo’ de um campeonato internacional, agora a gente já sabe como é, como funciona e a gente sabe que temos condição de ser campeão”, defende.

Para o jovem atleta sonorense, foi a melhor experiência da sua vida. “Foi uma das melhores experiências que eu tive esse ano. Poder treinar com a Seleção Brasileira, observar os treinamentos das seleções mundiais, tipo Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, empatar por falta técnica e não por falta de um mau desempenho da luta. Acho que fiquei muito nervoso porque estava fora do Brasil e por representar o Brasil e o município de Sonora. Mesmo assim, valeu muito tudo que aprendemos”, conta Jheferson.

E os desafios internacionais ainda não acabaram! Ele também foi classificado para o Campeonato Mundial, realizado na Bósnia e na Herzegovina em outubro, onde recebe mais um apoio da Prefeitura de Sonora.