Benefícios: Conheça as vantagens de ter a ID Jovem

Aplicativo do Programa Identidade Jovem — o ID Jovem

O documento é gratuito e possibilita vários benefícios culturais para pessoas de 15 a 29 anos

A Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho de Sonora comunica que está realizando a atualização do NIS (Número de Identificação Social) e do CadÚnico. Além dos auxílios sociais já conhecidos, essa atualização possibilita a criação da ID Jovem, destinada a pessoas de 15 a 29 anos, que proporciona diversos benefícios culturais.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que garante meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e também a vagas gratuitas ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.

O programa, promovido pelo MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), por intermédio da SNJ (Secretaria Nacional da Juventude), é destinado aos jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único e possuem renda familiar de até 2 salários mínimos.

Entenda – Pelo CadÚnico, os dados do jovem serão analisados e, caso seja aprovado, será gerado um número de NIS, que poderá ser usado na criação da ID Jovem pelo aplicativo gravado.

Para conseguir a sua ID Jovem, as equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão disponíveis para sanar suas dúvidas, na Avenida Edson Aparecido Fernandes de Campo, 1391, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.