Boletim Epidemiológico mostra alta incidência de dengue em Sonora

O município não registrou óbitos em 2022, mas o alto nível de incidência mostra a importância da prevenção

O último Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul, desta quinta-feira (3), reforça o alerta para os casos de dengue em Sonora. Ainda não entramos na temporada de chuvas, mas o município já registra 135 casos prováveis para a dengue este ano, incidência de 684,5 – considerado altíssimo para o número populacional.

Em Mato Grosso do Sul, até agora, já foram 20 pessoas vítimas da doença transmitida pelo aedes aegypti. Desde quando os casos começaram a ser monitorados, em 2013, esse número superou os registros de 7 anos. Só na epidemia de 2019 e 2020 que as mortes foram superiores a 30.

A dengue é uma doença que causa febre aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Sonora, Cláudia Lima Bilieri, ainda há pessoas negligentes com os cuidados contra a doença. “Essa semana que passou, houve um caso registrado em Sonora. O Estado está sempre alertando porque temos muitos focos na cidade, ou seja, ainda há pessoas que não cuidam. Mas se continuarmos atentos, a doença estará controlada no município”, destaca Cláudia.

A única forma de combater a doença é com ações preventivas, que consistem na eliminação de água parada em vasos de planta, pneus e entulhos. Por isso, no mês de outubro, a Prefeitura Municipal de Sonora, por meio do Setor de Combate a Endemias, e com apoio da Gerência Municipal de Obras e da Usina Sonora, realizou o Mutirão de Limpeza pela cidade.

Não deixe de receber a visita do Agente de Combate a Endemias e colabore com os últimos dias de Mutirão de Limpeza. Se as máquinas já passaram pela sua região, tenha atenção com a manutenção da limpeza do seu quintal, pois com a chegada do verão, os cuidados precisam ser redobrados.