Campanha de Prevenção à Tuberculose resulta em diagnóstico e tratamento especializado

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira (24), a Gerência Municipal de Saúde realizou ações de conscientização à população durante todo o mês de março. A campanha resultou em dois diagnósticos positivos no município e encaminhamentos para tratamento eficaz.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Conforme dados divulgados pelo jornal Metrópoles, em 2021, o país bateu o recorde negativo de mortes pela doença: foram 5 mil óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde. A enfermeira coordenadora de infectologia de Sonora, Jéssica Santos, explica que muitas pessoas podem ser contaminadas com o bacilo, mas só as em situação de vulnerabilidade irão desenvolver e apresentar sintomas, como é o caso dos pacientes positivos para HIV/Aids por exemplo.

“A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e acomete pessoas vulneráveis. Aquelas que estão em situação de rua, fumantes ou alcoólatras, má alimentação, além das pessoas com vírus HIV. Essas pessoas têm maiores condições de desenvolver a doença. Teve um caso, por exemplo, que foi preciso conseguir uma cesta básica para ajudar na alimentação do paciente, porque é uma pessoa em situação de rua e os remédios são muito fortes”, destaca Jéssica.

No município de Sonora, quatro pessoas diagnosticadas com tuberculose estão em tratamento, uma delas internada no Hospital de Coxim. Desses casos, dois deles foram possíveis graças ao trabalho realizado nas Unidades de Saúde neste mês de março.

Em 2022, o país registrou 78 mil casos da doença, aumento de 4,9% em relação à 2021. As informações são do novo Boletim Epidemiológico. Como ações prioritárias, o Ministério pretende reduzir o coeficiente de incidência de tuberculose em 90%, além de reduzir o número de mortes em 95%, com medidas como o aumento da cobertura vacinal da BCG e a ampliação do acesso ao diagnóstico e prevenção por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sinais e sintomas mais frequentes:
– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– Cansaço excessivo e prostração;
– Febre baixa geralmente no período da tarde;
– Suor noturno;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento acentuado;
– Rouquidão.