Com nota A na Capag, Sonora termina o ano com ótima avaliação de situação financeira

Essa nota mostra que o município está apto para receber investimentos em todos os setores fiscais

O último relatório da Capag (Capacidade de Pagamento) mostra que Sonora está entre os municípios de Mato Grosso do Sul que termina o ano de 2022 com a situação fiscal equilibrada. A avaliação feita pelo Tesouro Nacional tem o objetivo de apurar a situação fiscal dos entes subnacionais de forma simples e transparente.

Para quem não conhece, a Capag foi formulada para mensurar o risco de crédito para o Tesouro Nacional decorrente de eventuais novos empréstimos com garantia da União.

A metodologia de cálculo é composta por três indicadores. No âmbito dos municípios, os indicadores podem ser definidos como: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Sonora apresentou ótimos resultados em todos os índices.

O relatório mostra que o município está sem pendências na CAUC (Cadastro Único de Convênios) da União, aplicou os recursos necessários e exigidos por Lei na Educação e Saúde, além de encaminhar todos os relatórios fiscais e comprovar sua adimplência financeira.

Para o prefeito Enelto Ramos da Silva, isso mostra mais uma vez a eficiência dos profissionais à frente da Gerência de Administração e Finanças e também o compromisso da gestão de manter em dia as contas públicas. “Tudo em dia, tudo pago, estamos no azul e vamos começar 2023 ainda melhor. Com mais investimentos e recursos para fazer Sonora avançar ainda mais”, disse.

Mato Grosso do Sul

É importante destacar que o Estado vem apresentando bons resultados desde 2015, quando saiu da nota D para a A. Esse ano, apenas 10 cidades apresentaram nota C e seis B.