Com recursos próprios, Prefeitura de Sonora inaugura primeiro CAPS

Centros de Atenção Psicossocial é o local especializado no atendimento de pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental severo

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (27) inaugurou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Com atendimento aberto e comunitário, essas unidades de saúde atendem pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental classificados como severos e persistentes.

Coordenado pela psicóloga Franciele Siviero, a instalação do Centro vem para completar os serviços em saúde da Atenção Primária. “A principal importância é a ampliação dos serviços de saúde mental, sendo agora os da Atenção Primária em Saúde e Atenção Especializada. E é importante destacar que o município se esforçou para implantar esse serviço com recurso próprio”, destaca Franciele.

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

Conforme as modalidades, disponibilizadas no Ministério da Saúde, o CAPS realizará atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. A equipe profissional do CAPS está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais e estimulando a autonomia.

Além da psicóloga Franciele, a equipe conta com o enfermeiro Everton Monteiro, o técnico de enfermagem Vytor Miquéias Almeida, a assistente social Nei Cristiane Oliveira e o médico Guaspary Silveira, especialista em saúde mental.

É importante destacar que essa unidade não atende urgências e emergências psiquiátricas, pacientes em surto são demandas hospitalares e que devem ser encaminhadas ao serviço do CAPS após atendimento do hospital, já estando minimamente estabilizadas. Também não atende as demandas nas quais as pessoas conseguem manter a independência e funcionalidade na rotina de vida, mesmo que com suporte médico e terapêutico

O CAPS Salvador Fernandes Alves fica na Rua dos Buritis, número 544.