Na manhã desta terça-feira (15), aconteceu na Unidade de Saúde 4 – Vista do Lago, a primeira reunião do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. O objetivo foi discutir e propor iniciativas para enfrentamento das situações que levam à morte materno infantil e fetal.
Participaram da reunião a presidente do Comitê, Simone Alencar, a primeira-dama, Adenir Franco, madrinha do projeto Bem Nascer MS, além de outros membros. A reunião serviu para reestruturar e reagrupar as ideias e ações que serão desenvolvidas no município.
Durante a reunião foi apresentada a política, já definida pelo Governo do Estado, de atenção integral de saúde da mulher e da criança em Mato Grosso do Sul e também o perfil epidemiológico da mortalidade. O projeto Bem Nascer MS também foi apresentado durante a reunião do Comitê pela primeira-dama Adenir.
O comitê é uma ferramenta de controle social que identifica os óbitos maternos e aponta medidas de intervenção para a redução de casos. As ações programadas estão focadas na melhoria dos sistemas de registro e avaliação dos óbitos aumentando a quantidade e a qualidade das informações sobre as causas das mortes e fatores de riscos associados. Com base nesses dados é possível estabelecer políticas mais eficazes de assistência à mulher no planejamento familiar, durante a gravidez, nos casos de aborto, no parto e no puerpério.
Segundo a presidente do Comitê, Simone Alencar, o encontro foi muito produtivo e objetivo. “Apresentamos os dados para que todos tenham consciência de como estamos, onde estamos e o que precisamos fazer para melhorar e nos qualificar ainda mais para oferecer melhor atendimento a esse público”, disse.