Crianças da Geração Alegria conhecem as instalações da Central Hidrelétrica da Engie

Localizada em Rondonópolis (MT), a barragem possui três unidades geradoras com turbinas e é referência na geração de energia limpa

Nesta semana, as crianças do Projeto Geração Alegria de Sonora viajaram até a Pequena Central Hidrelétrica da Engie, localizada em Rondonópolis (MT). Foi um momento especial e marcante na vida dos adolescentes, que saíram da experiência repletos de conhecimento sobre a geração de energia limpa.

Durante a visita, as crianças tiveram uma palestra sobre segurança, receberam orientações sobre o uso correto do capacete, óculos e protetor auricular. Depois, conheceram o canal de 10 km que liga a barragem até a bomba, entraram em um túnel no subsolo com 1,5 km de extensão e 83 metros para baixo da terra.

Nessa tour, os alunos conheceram a Casa de Força, onde a água passa para rodar os geradores, além de irem até a barragem e entenderem qual o nível certo para abrir as comportas.
Central Hidrelétrica Rondonópolis

Em operação desde 2007, a PCH Rondonópolis possui três unidades geradoras com turbinas horizontais tipo Francis de 8,87 MW cada, totalizando 26,6 MW, e sua garantia física para comercialização é de 10,1 MW médios. Em 2016, passou a ser operada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da ENGIE, em Florianópolis (SC).

A Engie conquistou uma série de prêmios, certificações e menções honrosas por iniciativas e projetos desenvolvidos em benefício do meio ambiente e das comunidades nas diversas regiões em que estão presentes.