Decreto que estabelece normas para reduzir circulação em Sonora começa a valer a partir da zero hora deste sábado

Medidas valem para todo o município por 15 dias. Veja as regras.

A partir das 00 horas de sábado (06) passa valer o Decreto Nº. 922, assinado pelo prefeito Enelto Ramos da Silva, que foi elaborado no dia 03 de março de 2021 após reunião com o Comitê do Enfrentamento ao COVID-19 de Sonora – MS e análise da situação regional e local.

O novo decreto foi elaborado levando em conta gravidade desse novo momento, em virtude da variante do coronavírus, mais agressivo e transmissível, que já chegou no Estado de Mato Grosso do Sul e, aparentemente em Sonora. Esse novo vírus, muito mais agressivo, evolui rapidamente para os casos graves da doença, o que provocou o iminente colapso do sistema de saúde. E mais grave, essa nova variante é resistente à medicação e ao tratamento que vinha sendo ministrado.

Essa situação elevou o índice de internações, surpreendendo os médicos e profissionais de saúde, bem como determinou a escassez de fornecimento de EPIs, oxigênio e da nova medicação que será necessária.

Essa variante é tão agressiva que está assustando inclusive os médicos que atendem na linha de frente. Muitos, assustados, estão abandonando os plantões.

O Decreto n.º 922 estipula:

Toque de recolher: das 20:00 de um dia às 05:00 horas do dia seguinte;

Mercados, mercearias, lojas de materiais de construção, confecção, farmácia, perfumaria e outros que não for determinado o fechamento, só poderão receber 30% de sua capacidade;

Ficam suspensas as aulas e cursos presenciais, inclusive na rede privada;

Restaurantes, lanchonetes, padarias, sorveterias, bares, conveniência e tabacaria apenas no sistema delivery;

Reuniões presenciais, missas, cultos, práticas esportivas coletivas e atividades de academias estão suspensos;

Balneário, boates, casas de shows, espaços de festas e chácara de uso coletivo devem ser fechados;

As pessoas que necessitam dos serviços prestados pelas gerencias municipais e seus órgãos, devem ligar para agendar atendimento.

O inimigo mudou, está mais forte e violento, preciso proteger as pessoas e, peço a todos que se protejam e protejam sua família desse inimigo invisível.” Disse o prefeito.