Enelto garante reajuste de 10% para todos os servidores públicos de Sonora

Negociações iniciaram na última sexta-feira (03) e a proposta do Chefe do Executivo foi apresentada e acatada pela categoria nesta segunda-feira (6) em assembleia

A proposta apresentada pelo Executivo Municipal de reajuste salarial dos servidores públicos de Sonora foi aceita durante assembleia da categoria realizada na noite desta segunda-feira (6).

As negociações entre o Executivo Municipal de Sonora e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Sonora (Sindes), começaram na sexta-feira (03), quando o prefeito Enelto Ramos da Silva se reuniu com a diretoria do Sindes, representada por Bruna Patrícia de Jesus e Romeu Martins, com a gerente de Administração, Planejamento e Finanças Maria Lucilene de Souza Leite, a gerente de Educação Clotilde Castro, o presidente da Câmara dos Vereadores Jansen Peixoto, o vereador Dalmi Tuta e com a advogada Márcia Mazina.

Seguindo a Lei da categoria, a proposta respeita o limite prudencial da folha de gastos do Governo Municipal. A inflação acumulada do ano anterior foi de 5,79% e o prefeito apresentou proposta acima da inflação, garantindo reajuste de 10% para todos os servidores públicos de Sonora.

Para o Magistério foi de 21,86%, que será parcelado de forma a atingir o piso conforme a Lei Federal n° 11.738. Sendo assim, ficou estabelecido que os educadores receberão 10% em janeiro, 1,5% em maio, 1,5% em junho, 1,5% em julho, 1,5% em agosto, 2,0% em setembro, 2,0 % em outubro e 1,86% em novembro calculado sobre o vencimento de dezembro.

O prefeito de Sonora ressaltou que a proposta foi conduzida neste formato para não ultrapassar o limite prudencial da folha de pagamento. “Estou muito feliz com o desfecho, foi uma negociação tranquila, respeitosa. Nossos servidores não só merecem como têm o direito de remuneração condigna ao cargo. É importante ressaltar que todas as tratativas foram pensadas e pautadas na valorização do servidor e claro, visando a saúde financeira do município”, disse.

A gerente de Educação Clotilde Castro destacou a importância do reajuste para valorização dos professores. “É uma conquista para todos nós, estou imensamente feliz. Nunca faltaram incentivos para os nossos educadores, mas, agora com certeza todos irão trabalhar ainda mais contentes, realizados, vendo que estão sendo valorizados e que o Executivo Municipal está cumprindo com a agenda da categoria”, reforçou.