Escassez de insumos é responsável pela falta de medicamentos em todo país

Entenda: falta de alguns remédios nas unidades de saúde de Sonora/MS é consequência de problema nacional

A Prefeitura de Sonora/MS, por meio da Gerência Municipal de Saúde, listou todos os medicamentos considerados “fracassados” e “desertos” nos estoques. É importante destacar que todos os esforços estão sendo feitos para aquisição desses remédios para população, mas os laboratórios farmacêuticos do país enfrentam a falta de insumos para confecção de muitos fármacos.

No início do mês de julho, a revista IstoÉ explicou o motivo desse desabastecimento no Brasil. Segundo a reportagem, o setor enfrenta a falta de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), matéria prima de todo medicamento, que é a principal responsável pelo seu princípio ativo. Mais de 95% da IFA utilizada pela indústria farmacêutica são importadas e 68% vem da China.

Com a pandemia, a demanda de produção na China e na Índia aumentou muito e agora esses países estão com dificuldades de normalizar a distribuição. Além disso, no fim do semestre passado, Xangai precisou entrar em lockdown, há influência da guerra na Ucrânia e as frequentes variações no preço do Dólar.

É uma cadeia de situações até geopolíticas, que acabam atingindo a população de todos os municípios. Sonora, por exemplo, está sem amoxilina, paracetamol 200 mg/ml, dipirona sódica injetável, sulfato ferroso e outros vários fármacos que são frequentemente receitados pelos médicos da rede SUS (Sistema Único de Saúde).

O prefeito Enelto Ramos explica que a Gerência Municipal de Saúde está ciente da falta desses remédios. Licitações e tentativas de contratos com os laboratórios estão sendo feitas com frequência. “É importante que a população compreenda que não é o município de Sonora que não está adquirindo os medicamentos que tanto precisam. É o Brasil inteiro que está enfrentando essa batalha”, destaca Enelto.

O Ministério da Saúde publicou uma resolução, em junho, que libera critérios de estabelecimento ou de ajuste de preços em medicamentos com risco de desabastecimento no mercado, e fez a inserção de medicamentos na lista de produtos com redução do imposto de importação sobre insumos.