Escola Irma Araldi Kohl se destaca com alimentação sustentável e produção própria de merenda

No coração do Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, tem escola fazendo história ao se tornar pioneira em práticas sustentáveis e inovadoras na produção da merenda escolar. A Escola Irma Araldi Kohl não apenas produz sua própria refeição, mas também adota uma abordagem ambientalmente consciente, transformando resíduos de alimentos e esterco animal em recursos valiosos.

Diferenciando-se das demais instituições do Estado, a escola adotou um método revolucionário para preparar alimentos: produção própria, com o auxílio de um biodigestor doado pela empresa Engie, especializada em energia renovável. O equipamento realiza um processo natural de decomposição da matéria orgânica, gerando biogás e biofertilizante líquido através da digestão anaeróbica.

O biogás produzido pelo biodigestor substitui os combustíveis fósseis na cozinha da escola tornando as refeições mais saudáveis e saborosas, além de gerar uma economia significativa. Graças a esta iniciativa, a escola se tornou a primeira do município, e da região norte, a investir em uma alimentação sustentável e benéfica para o meio ambiente.

Para o diretor da Escola Irma Araldi Kohl, professor Romeu Martins, o biodigestor promove conscientização ambiental entre os alunos e a comunidade local. “Com o biodigestor, veio também um fogão que funciona com o biogás, onde cozinhamos o lanche das crianças. Quando o biodigestor estiver 100% ativado, ele vai nos proporcionar de 5 a 7 horas de gás para utilizarmos na cozinha, além do chorume para ser utilizado como fertilizante na nossa horta. Tudo será aproveitado e reaproveitado”, destaca.

A iniciativa da escola, em parceria com a Engie, é um exemplo inspirador de como é possível aliar educação, sustentabilidade e inovação. Ao adotar práticas alimentares mais saudáveis e ecologicamente responsáveis, a escola não apenas promove o bem-estar dos alunos, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e para a formação de cidadãos conscientes e engajados em questões ambientais.

ENGIE 

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. O Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades-chave (gás, energia renovável e serviços).