Evento do Sebrae compartilha boas práticas no turismo

2ª edição do Seminário Inspira Ecoturismo foi realizado em Bonito

Empresários do setor turístico e a gerente de Desenvolvimento Econômico de Sonora, Tuany Souza, participaram da 2ª edição do Seminário Inspira Ecoturismo, promovido pelo Sebrae/MS em Bonito, na última semana. O seminário contou com mais de 20 atividades, todas com o objetivo de proporcionar aos participantes troca de conhecimentos, oportunidades e conexões com referências da área, de modo a fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios nas atividades turísticas com vocação para o turismo sustentável.

A vereadora Flávia Vasconcelos também participou do encontro visando adquirir mais conhecimento sobre governança visto que pretende, em breve construir uma pousada na região do Pantanal. Segundo a vereadora, todo o conhecimento adquirido irá contribuir para por em prática gestão de recursos, emprego e renda.

Além disso, um encontro reuniu secretários e gestores públicos que atuam com o segmento nas prefeituras dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora. Com a proposta de promover o networking entre as lideranças e apresentar iniciativas implementadas em Bonito que tiveram bons resultados para o fortalecimento do Turismo como ferramenta para a promoção do desenvolvimento.

Para Tuany, a oportunidade foi de extrema importância para o setor turístico de Sonora. “Temos um imenso potencial no nosso município e precisamos atrair investidores pois em Bonito foi através da iniciativa privada que se tornou a potência que é hoje. Tratar turismo e sustentabilidade precisa ser para agora, os turistas atualmente se preocupam também em consumir destinos responsáveis com o meio ambiente”, destaca.

A visita também contou com a participação das secretárias municipais de Bonito, Juliane Salvadori, responsável pela pasta de Turismo, Indústria e Comércio, e Ana Cristina Trevelin, gestora da pasta de Meio Ambiente. As duas apresentaram boas práticas implementadas, abordando os desafios enfrentados e os aprendizados obtidos no processo de fomento ao turismo na região e a consolidação de Bonito com o destino turístico referência em âmbito nacional. Outro ponto trazido foi a questão da sustentabilidade e a importância do cuidado ambiental, considerando a peculiaridade geológica e ecológica de Bonito.

Fomento ao turismo

Por Mato Grosso do Sul ser rico em belezas naturais, principalmente, pela presença dos biomas Cerrado e Pantanal, o Estado tem vocação para o turismo de natureza e Ecoturismo, além de outras possibilidades como o turismo de compras, para as cidades localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai, por exemplo. Nesse contexto, o programa Cidade Empreendedora tem trabalhado junto aos municípios com maior potencial para o segmento para que eles possam fortalecer a atividade como ferramenta para a promoção do desenvolvimento econômico.

*Texto com informações do Sebrae/MS.