Executivo convoca forças policiais e define ações para reforço da segurança nas escolas

A Prefeitura de Sonora anunciou nesta terça-feira (11), o reforço das medidas de segurança no interior e no entorno das escolas da Rede de Ensino do município.

O Chefe do Executivo, Enelto Ramos da Silva e a gerente municipal de Educação, Clotilde Castro, se reuniram com o comandante da Polícia Militar de Sonora, capitão Rodrigo Yoshimura e com o delegado da Polícia Civil, Allan Patrick Rodrigues da Cruz, para definir as novas ações e orientações de segurança visando a integridade de toda a comunidade escolar.

Assim como tem acontecido em todo o país, as famílias sonorenses têm sido afetadas por ‘fake news’ disseminadas com o objetivo de espalhar terror na sociedade, o que vem gerando medo entre alunos, pais e professores. Diante disso, o chefe do Executivo Municipal, determinou que medidas de segurança tanto dentro das escolas, quanto fora, fossem tomadas.

O delegado da Polícia Civil, Allan Patrick Rodrigues da Cruz, acompanhado do prefeito Enelto e da gerente de Educação Clotilde Castro, estiveram nas escolas da cidade conversando com os professores, diretores e secretários a fim de tirar qualquer dúvida em relação às novas medidas de segurança. “Estamos indo de escola em escola, conversando com diretores, professores, tirando dúvidas sobre como proceder em caso de ação suspeita e principalmente, estamos aqui, para tranquilizar a população porque a princípio não há indícios de qualquer ataque”, ressaltou o Allan Patrick.

O delegado ainda alertou para as fake news que têm sido propagadas na cidade. “Muitas pessoas infelizmente aproveitam desse momento de medo da comunidade para promover esse tipo de fake news, para ganhar visualizações e cliques nas redes sociais. Essa ação além de errada, configura crime e não há evidência alguma de ataque em nenhuma escola de Sonora”, afirmou o delegado.

O prefeito do município informou que o Executivo está tomando todas as providências e afirmou que a segurança de toda a comunidade escolar é prioridade. “Quero tranquilizar os pais e familiares e dizer que a nossa vinda aqui é para ouvir a escola, ouvir os professores e profissionais da Educação e dizer que estamos tomando as medidas necessárias para a segurança de todos e que estamos à disposição de toda a população”, disse o prefeito.

O Executivo Municipal e as forças de segurança do município estabeleceram ações a serem postas em prática imediatamente nas unidades de ensino da cidade. O prefeito também solicitou apoio da Polícia Militar para a realização de rondas constantes em todas as escolas municipais, creches, escola estadual e particular do município.

As recomendações são de manter todos os portões de acesso sempre trancados, observação permanente por parte dos Inspetores de Pátio, no espaço interno e externo da unidade escolar, a restrição de terceiros no interior das unidades escolares, atenção a qualquer movimentação estranha no interior ou exterior da escola, atenção dos pais e e/ou responsáveis a qualquer comportamento estranho de seus filhos, além da observação do material escolar ao irem/voltarem da escola.

Parte das medidas não será informada para não comprometer a estratégia das forças de segurança do município.

Enelto também encaminhou para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei que pede a ampliação do sistema de videomonitoramento na cidade e recursos para que o sistema possa captar em tempo real, toda e qualquer movimentação no entorno das escolas. O projeto será votado na próxima sessão ordinária da Casa de Leis do município.