Executivo Municipal vai à Brasília em busca de recursos para a Educação de Sonora

Repasses do FNDE são importantes para continuidade das obras

O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, acompanhado do chefe de gabinete Thiago Lima Matos, da gerente municipal de Desenvolvimento Econômico Tuany Rodrigues e das vereadoras Vera Dantas e Flávia Vasconcelos estiveram na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (14), para buscar esclarecimentos sobre recursos já aprovados e solicitar novos pedidos que vão impactar positivamente o setor de infraestrutura da Educação sonorense.

O primeiro assunto a ser tratado foi a obra da creche localizada no Bairro Sol Nascente, que foi paralisada por conta da falta de recursos e do reajuste de preços que o mercado sofreu durante a pandemia. “A obra foi relicitada e uma nova empresa ganhou a licitação, mas precisamos que a documentação referente ao processo seja analisada e seja ‘aceita’ para que o repasse seja liberado e o trabalho volte a andar”, esclarece a gerente de Desenvolvimento, Tuany Rodrigues.

Para melhor atender os discentes, foi solicitado recursos para a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Henrique Zanin. Além disso, a comissão de representantes sonorenses, pleiteou agilidade na análise do projeto enviado anteriormente solicitando recursos para a construção de uma nova escola para a Rede Municipal de Educação, que possibilitará a abertura de mais vagas para as crianças.

O FNDE é responsável por executar parte das ações do MEC relacionadas à Educação Básica, prestando auxílio financeiro e técnico aos municípios e executando ações que contribuam para uma Educação de qualidade.

Ele tem como finalidade captar recursos financeiros e canalizá-los para o financiamento de projetos de ensino e pesquisa, de acordo com as diretrizes do planejamento nacional da Educação. A execução de alguns projetos relacionados à Educação Superior e ao Ensino Técnico também é de responsabilidade do FNDE.