Expo Sonora 2023 começa com palestras e valorização da economia local

17 empresas parcerias estão expondo seus produtos e serviços para os produtores locais

Começou nesta quinta-feira, 1°, a segunda edição da Exposição de Tecnologia e Inovação no Agronegócio, a Expo Sonora 2023. Da Usina Sonora à empresas de máquinas, tudo que há de mais tecnológico está sendo apresentado no Clube do Laço Kansas até o próximo sábado (3).

Para o prefeito Enelto Ramos da Silva, esse evento comprova a potência econômica do agronegócio que Sonora é. “São mais de 60 mil hectares de soja, mais de 30 mil hectares de milho, mais de 30 mil hectares de cana-de-açúcar, 15 mil de eucalipto – que vem crescendo. Dentro do gado, são mais de 160 mil cabeças em nossa região. Isso tudo porque Sonora se tornou um dos municípios que mais cresce no Estado”, destaca.

Com tanto potencial, trazer as empresas de tecnologias e palestras com atualizações do mercado é uma oportunidade para os empresários e produtores locais. “Esse evento veio para dar oportunidade e oportunizar às empresas que tragam o seus materiais e produtos, toda inovação em tecnologia para agregar ao nosso setor”, complementa.

A primeira palestra foi com o engenheiro agrônomo Adriano Betinardi, que traz todo conhecimento sobre fertilidade do solo e nutrição das plantas. “Quero parabenizar o evento, pois mostra o grande desenvolvimento da região. É um desafio ser o primeiro a dar palestra, mas esperamos sempre contribuir para um crescimento mais sustentável”, disse Adriano.

Primeira palestra foi com o engenheiro agrônomo Adriano Betinardi

Uma das organizadoras do evento, a gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Tuany Souza, diz que todo o trabalho das equipes foi pensando no futuro de Sonora, que visa entrar nos principais calendários de evento do setor em Mato Grosso do Sul.

“Esse evento contou com a união de todos do município para o sucesso, com 17 empresas parceiras, que investiram bastante nesse evento. Hoje estamos com representantes de empresas de fora, que vieram de Campo Grande e Goiás trazer os produtos. A exposição surgiu para girar o comércio local, pois já éramos referências em rodeio, mas também nos destacamos no agronegócio e percebemos que era o momento de valorizar esse setor”, concluiu Tuany.

Ainda pela manhã, palestrou o engenheiro agrônomo e assessor do Sicredi, Filipe Kaliloski, que trouxe um pouco do que está em alta no mercado, que são as Commodities Agrícolas, além do mercado atual, perspectivas futuras do setor e crédito. É importantíssimo estar atualizado, já que a previsão é que o PIB agropecuário cresça 10,9% em 2023, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), incentivado sobretudo pelo aumento de 13,4% na produção vegetal (com destaque para milho e soja).

Viva Sonora 35 anos – A Expo Sonora é uma realização da Prefeitura Municipal, com o apoio da Câmara de Vereadores, Apae, Usina Sonora, Fundação de Cultura e Governo de Mato Grosso do Sul, Famasul, Senar e Sindicato Rural de Sonora. Fique por dentro de toda programação em celebração ao aniversário do município em nossas redes sociais.