A prefeitura municipal de Sonora recebeu recentemente a visita do superintendente da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul, Jair Leite Viana juntamente com o coordenador de controle e qualidade de água da FUNASA, Marcondes.
Na ocasião o prefeito municipal de Sonora, Enelto Ramos apresentou a execução da obra de implantação da estação de esgotamento sanitário do município. A obra é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sonora com a FUNASA e o investimento total é de R$ 2.891.452,36. O sistema contará com rede coletora, ligações domiciliares, estação elevatória final, estação de tratamento de esgoto e emissão final.
A visita se estendeu à comunidade do Bispo na região do Pantanal em Sonora, o coordenador de controle e qualidade de água da FUNASA, permaneceu por uma semana no local para realizar análise da qualidade da água utilizando critérios e parâmetros como da Fluoretação das águas de abastecimento público.
Esse procedimento de Fluoretação é uma tecnologia empregada na Saúde Pública, onde é utilizada a água de abastecimento público como veículo para o flúor, essa técnica é utilizada desde 1945, e auxilia a população na prevenção da cárie dentária.
Os resultados desse estudo serão enviados à prefeitura através de relatório, que evidenciará o estado atual da água e sugestões caso sejam necessárias para melhorar a qualidade e o fornecimento de água potável a população daquela localidade serão feitas.