Gerência de Educação e Engie promovem 2° concurso de Meio Ambiente

Em parceria com a Engie, a Gerência Municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer, promove a 2ª Gincana de Meio Ambiente da Engie – Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra – modalidade audiovisual com o tema “Preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

O objetivo do concurso é a produção de conteúdo auditivo, visual ou audiovisual que tenham como fundo narrativo a Preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade por meio de perspectivas diferentes e criativas.

As orientações sobre a participação no concurso foram passadas pelos professores no mês de maio e os alunos da rede municipal de ensino foram instruídos a enviar seus trabalhos às escolas até o dia 10 de junho, prazo final para envio dos materiais à Comissão julgadora da ENGIE.

Os trabalhos foram previamente julgados pela comissão de suas respectivas escolas que selecionaram os 5 melhores de cada modalidade e enviados para a comissão da ENGIE para definição do vencedor. Os materiais serão julgados de acordo com os seguintes critérios de avaliação: relevância ambiental da mensagem transmitida, aderência ao tema, qualidade da ideia, criatividade, uso de materiais sustentáveis ou reciclados.

As modalidades são: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio e EJA.

A divulgação dos ganhadores do concurso será realizada no dia 22 de junho, na Escola Municipal Luigi Gazzolo, às 8h. A Usina se comprometeu a premiar os alunos ganhadores com notebook, tablet, celulares e bicicleta.

A Gerente Municipal de Educação, Clotilde de Sousa, reitera que a continuidade dessa ação é muito importância para conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. “O desenvolvimento deste projeto é extremamente importante para que as crianças e adolescentes cresçam com a perspectiva de que eles podem ser agentes de transformação e impactos positivos no meio ambiente”.

Engie – Ponte de Pedra  – A Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada no rio Correntes, município de Itiquira (MT), teve seu início de operação em 2005, sendo incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2007. Com um reservatório a fio d’água de 14,5 km², tem concessão válida até 2035. A Usina possui três unidades geradoras com turbinas verticais tipo Francis de 58,7 MW cada, abrigadas em uma casa de força subterrânea escavada em rocha. Sua capacidade instalada é de 176,1 MW e a garantia física para comercialização é de 133,6 MW médios.