Gerência de Educação promove Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher

O objetivo é promover atividades para difundir conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e integrar a comunidade no combate à violência contra a mulher.

A Gerência de Educação, está promovendo nas escolas municipais, a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher com palestras educativas que abordam temas como violência contra a mulher e relacionamentos abusivos.

Em 2021 o ex-Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.164/21, instituindo a realização do projeto, no mês de março, em todas as escolas públicas e privadas de educação básica, para integrar a comunidade no combate à violência contra a mulher.

Em Sonora, o tema já foi abordado nas escolas em anos anteriores, mas é a primeira vez que ganha uma semana inteira dedicada. Alunos do 7º ao 9º ano de toda a Rede Municipal de Ensino assistem às palestras, apresentadas por uma psicóloga e uma assistente social, que fazem parte da equipe psicossocial da Gerência de Educação. As palestras que iniciaram ontem (20), vão até o dia 23 de março.

As escolas que estão recebendo as palestras são: Escola Francesco Battista Giobbi;
Escola José Guilherme Frainon, Escola Luigi Gazzolo e Escola Irma Araldi Khol.

A gerente de Educação Clotilde de Souza Silva Castro, explicou que as ações do projeto não se limitam apenas a essa semana. “A equipe psicossocial vai às escolas, faz a palestra, discute o tema com os alunos, que interagem com perguntas e posteriormente, os professores continuam trabalhando o tema em sala de aula, por meio de atividades com esses alunos”, explicou Clotilde.

Segundo Clotilde, o número de casos de violência contra a mulher aumentou no último ano em decorrência da convivência fechada na pandemia. “Estamos fazendo essa ação para que realmente esses casos diminuam e, para preparar os alunos e as nossas adolescentes para que elas não possam conviver em um ambiente ou relacionamento abusivo.” Disse Clotilde.