A última semana foi bem agitada para a Gerência Municipal de Saúde de Sonora.
É que foram realizadas diversas reuniões com representantes locais e nacionais, treinamentos e capacitações para a atualização de informações de trabalho e orientações voltadas aos servidores da Saúde.
Na última quinta-feira (15), a gerente de saúde, Indianara Dantas, participou da primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2021, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, COSEMS/MS, realizada no auditório da Assomasul e contou com a presença de 60 gestores municipais de saúde.
Já no dia 16 de julho, com a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a Gerência Municipal esteve presente na reunião com todos os Secretários Municipais de Saúde de MS, realizada na Assembleia Legislativa.
Na reunião, compuseram a mesa, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS, Rogério Leite, que solicitou a inclusão no PNI a imunização, contra a Covid-19, de crianças e adolescentes.
O Ministro respondeu que os adolescentes serão incluídos. “As vacinas são uma esperança. Os adolescentes de 13 a 18 anos, já devem ser incluídos no Programa Nacional de Imunização que é gerido pelo comitê gestor tripartite, apoiado por uma câmara técnica de especialistas, por isto as decisões emanadas devem ser cumpridas na ponta, sem privilegiar determinado município, só assim vamos fazer a vacina chegar com eficiência a todos os brasileiros”, explicou Queiroga.
Na terça-feira (20), a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul – CRO-MS, Silvânia Silvestre, e a conselheira Juliana Frigeri, estiveram em Sonora e se reuniram com a gerente de Saúde, Indianara Dantas e com a coordenadora de saúde bucal, Gracyelen Centenaro para tratar das demandas do município. As representantes do CRO-MS inteiraram-se sobre a cobertura do atendimento odontológico oferecido à população em Sonora e colocaram o Conselho à disposição para colaborar com a odontologia local no que for possível.
Na quarta-feira (21), a Gerência de Saúde capacitou os colaboradores da ESF-5 Rural, para a atualização dos cadastros no sistema do e-Agentes, do Governo Estadual.
A Gerência Municipal de Saúde também imunizou na segunda-feira (19) educadores da rede de ensino municipal, estadual e particular. Ao mesmo tempo que os atendimentos médicos são realizados normalmente nas ESF’s, acontecem ações pontuais, como por exemplo, o “Julho Amarelo”, mês de conscientização e combate às Hepatites Virais. Este ano, o dia 17 de julho foi escolhido para oferecer atendimento e orientações sobre a doença e atender homens de diferentes idades com diversos serviços médicos, que vão de atendimento psicológico a nutrição.
E até amanhã (23), acontece no Posto de Saúde Central, a imunização contra a H1N1. A Campanha de vacinação é voltada para crianças acima de 6 meses a adolescentes até 17 anos, acima de 18 com esquema vacinal da Covid-19 completo, além de mulheres em qualquer faixa gestacional.