Nesta segunda-feira (09/09) a Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer do município de Sonora inicia a 2ª edição da atividade diagnóstica “GEMED AVALIA” em todas as instituições de ensino da rede municipal de Sonora que ofertam Ensino Fundamental I e II. A primeira edição aconteceu em maio deste ano, com os mesmos parâmetros avaliativos.

Esta avaliação, segundo a gerência de Educação, tem por finalidade identificar os pontos que precisam ser reforçados em sala de aula e, e colocando ao alcance do professor mais uma ferramenta pedagógica no que diz respeito a avaliação contínua.

Nesta edição, a aplicação do o programa GEMED AVALIA, é um questionário impresso, com 30 questões objetivas subdivididas em: Língua Portuguesa, Matemática e Ciência Humanas & Ciências da Natureza. Tem como objetivo monitorar a proficiência e o nível de aprendizado dos estudantes em relação à escrita, leitura, interpretação e produção textual e operações matemáticas. E será aplicada com aproximadamente de 500 alunos nas turmas de 3°, 5° e 9° ano do ensino fundamental.

Este método avaliativo é mais uma ferramenta com foco em tornar ainda melhor os índices escolares em relação ao IDEB e demais avaliações externas, afirma Graziele Souza da Luz – Gerente de Educação, Cultura e Lazer do município de Sonora.

O prefeito Enelto Ramos, disse que a administração municipal está trabalhando para melhorar a ainda mais a educação no município, esse projeto GEMED AVALIA, é necessário para saber onde tem que investir mais, e como investir. Já implantamos vários projetos para melhorar o desempenho escolar na rede municipal de ensino, e o município busca estar sempre atualizado na questão educacional, e os investimentos estão sempre acontecendo, em equipamentos, materiais escolares e na formação continuadas dos profissionais da educação, tudo por uma educação de excelência. Disse o prefeito Enelto Ramos.