IBGE inicia trabalho para pesquisa do Censo 2022 em Sonora/MS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou nesta segunda-feira (4), em Sonora/MS, a coleta de informações da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que marca o início das operações urbanas do Censo Demográfico 2022.

O Censo do IBGE, acontecerá em todo o Brasil a partir do dia 1º de agosto, porém, as equipes técnicas do órgão já estão em campo realizando a primeira etapa do processo.

Nesta primeira etapa, um profissional do Instituto estará nas ruas de Sonora para reunir informações físicas da cidade, como presença de praças, parques, ciclovias, iluminação pública, ruas pavimentadas, pontos de localização, entre outros. “Este profissional fará um trabalho de visão geral da região visitada. Esse é um trabalho que precede o que será realizado a partir do dia 1º de agosto”, explica o coordenador censitário da subárea, Fernando Tallis Ferreira.

Confirmar a identidade do entrevistador
Para identificação dos profissionais, saibam que eles estão sempre vestindo colete, usando crachá e carregando um aparelhinho. Mas se você deseja confirmar se uma pessoa é ou não entrevistador do IBGE, acesse https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html, digite abaixo o número de matrícula dele. Essas informações estão nos crachás dos profissionais e podem ser solicitadas pelos informantes.

Atendimento telefônico
Se você deseja verificar se um determinado número de telefone pertence ao IBGE, entre em contato com 0800 721 8181. Este número está operando remotamente e através dele o informante pode confirmar a identidade do entrevistador. O horário de funcionamento do 0800 é de 2ª a 6ª feira – das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

É importante que a sociedade entenda a relevância da continuidade da produção das informações e atenda o IBGE pelo telefone para garantir que as informações de que o País precisa continuem sendo produzidas.

Sobre o Censo
O Censo Demográfico acontece no Brasil de dez em dez anos. Ele é realizado pelo IBGE para contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Os resultados do Censo Demográfico são a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos.

No Censo, as informações são obtidas por meio de entrevista presencial com os moradores de cada domicílio do país.

Os resultados do Censo têm ampla utilização. Por exemplo, os dados sobre educação ampliam o entendimento da situação educacional no País e auxiliam nos estudos e políticas públicas orientadas ao tema. As informações sobre o deslocamento diário das pessoas para estudo ou trabalho trazem subsídio fundamental para as atividades de planejamento em níveis local e regional. As características de trabalho e rendimento, associadas a outros aspectos demográficos e sociais da população, permitem traçar um perfil da força de trabalho do País e subsidiam o entendimento, o estudo e a implementação de políticas públicas em geral e para grupos específicos. As informações geradas num Censo têm um enorme potencial de uso por diferentes esferas da sociedade.

O IBGE também tem a obrigação legal de fornecer anualmente as estimativas municipais de população como requisito para a classificação e distribuição dos Fundos de Participação Municipal. Por isso, o IBGE realizou no ano de 1996 e 2007 a Contagem Nacional da População para todo o território nacional.

Todas as informações prestadas ao IBGE são confidenciais. O sigilo dessas informações é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.