Independente da forma que é consumida, a nicotina prejudica todo o organismo do fumante

Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, alertamos que até as doses menores de nicotina podem fazer mal a saúde

Cigarros eletrônicos e narguilés são populares entre os jovens, mas são tão nocivos à saúde quanto o cigarro comum. Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, que faz parte do calendário de ações de saúde preventiva desde 1986.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo, que agem no sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite, além de estarem ligados a doenças cardiovasculares e ao câncer.

Para a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Gerência Municipal de Saúde de Sonora/MS, Franciele Siviero, a população ainda precisa de mais esclarecimentos sobre esses malefícios, independente da maneira que faz uso.

“Seja por cigarros brancos, cigarros de fumo, narguilé, cigarros eletrônicos ou mascar fumo. O potencial de dependência da nicotina, presente neste derivados de fumo, é altíssimo. Eles prejudicam a saúde mental e causam danos na saúde física.
É importante alertarmos a população sobre os danos causados pela dependência da nicotina, em todas as fases da vida, e estimular as pessoas a abandonar esse vício o quanto antes”, destaca Franciele.

Para atender a população que deseja se libertar desse vício, o município de Sonora, através da Gerência De Saúde, oferta o Programa de Controle do Tabagismo. Se inscrever e iniciar o processo é a construção de uma vida sem o vício do fumo. A Coordenação de Saúde Mental atende todas as segundas, na Academia da Saúde, a partir das 17h.

*Texto com informações do portal Brasil Escola/Uol.