Há um ano, a Prefeitura Municipal de Sonora, juntamente com o INSS deram início às atividades do Posto ACT (Acordo de Cooperação Técnica) que teve o início de suas atividades em 22 de agosto de 2018. Desde então, proporciona serviços da previdência social (INSS) aos munícipes de Sonora/MS e região.
Segundo a Edina Aparecida Cordeiro Reis da Silva (Coordenadora do Posto ACT), após a implantação do ACT em 2018, os atendimentos se resumiam em orientações jurídicas e ligações telefônicas na Central 135 (INSS), já em no início de 2019 ocorreu um aumento dos atendimentos, resultado da implantação do Sistema SAG, e da capacitação realizada na Matriz do INSS em Campo Grande/MS para utilização do sistema e atendimento qualificado ao público. O Sistema SAG, realizou a entrada em diversos requerimentos, como aposentadoria por idade, tempo de contribuição, auxilio maternidade, certidão por tempo de contribuição dentre outros.
Com o uso dos sistemas de requerimento (SAG), meu.inss e requerimento digital, facilitou a população de Sonora e região, resolver as suas solicitações com o INSS, sem a necessidade de deslocação para Agência Previdenciária em Coxim/MS, e outras localidades.
Além dos serviços informados, o Posto ACT também realiza demandas, como extrato de CNIS, Consulta de Requerimentos, Retirada de Boleto GPS (Guia da Previdência Social), Recurso, Extrato de Pagamento de Benefício, Extrato de Empréstimo Consignado, Agendamento de Perícia Médica no total de 51 processos diversificados.
A coordenadora do Posto ACT, Edina Cordeiro informou que neste primeiro ano de atividades, foram atendidas cerca de 1081 pessoas de Sonora e região. “Atender é servir, e por saber que seria de grande importância é que buscamos trazer este Posto de Atendimento para os Munícipes de Sonora e região, para sanar os inúmeros problemas que ocorriam quando os mesmos precisavam do atendimento previdenciário. Atendemos com carinho, honradez e apreço ao nosso público fornecendo todas as informações necessárias para sanar as dúvidas sobre a Previdência Social”.
O prefeito Enelto disse é uma conquista para melhorar o conforto das pessoas que necessitam desses serviços. “Mesmo com dificuldades, a administração municipal está conseguindo oferecer serviços de qualidade em todos os setores, facilitando a vida dos munícipes, é uma forma de valorizar os direitos do nosso povo. Trazer o atendimento do INSS para Sonora é uma grande conquista, e saber que muitas mães e pais, trabalhadores não terão mais que se deslocar a quilômetros para pedir algo que é seu por direito de cidadão. A prefeitura vem trabalhando com a Câmara de Vereadores para que o resultado seja este, a excelência no atendimento dos munícipes, foram 1081 atendimentos, 1081 pessoas que tiveram o conforto de serem atendidas sem precisarem se deslocarem para outras cidades”, concluiu Enelto.