Jovem Aprendiz: estudantes expõem produtos feitos em sala de aula

O evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nesta semana, os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Sonora, apresentaram os produtos que desenvolveram em sala de aula, por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município, através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa é promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Sonora e a Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada em quatro escolas municipais de Sonora: Francesco Battista Giobbi, Irma Araldi Kohl, Luigi Gazzolo e Guilherme Farinon, com a participação de pelo menos 376 estudantes.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Sonora e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.

Para Maria Clara Coimbra, aluna da Escola Municipal Luigi Gazzolo, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi uma forma de desenvolver novas habilidades. “Eu achei uma experiência muito bacana e nova, nós aprendemos muitas coisas, como formas de abrir a nossa própria empresa, desenvolvemos algumas experiências do projeto e também técnicas de vendas. Vi que é importante ter empatia com os clientes, aprendi como escolher o nome da minha empresa”, comenta a aluna.
Segundo Ana Dezia Carvalho da Silva, professora da Escola Municipal Irma Araldi Kohl, por meio da iniciativa foi possível fomentar o trabalho em equipe. “Eu trabalhei com a minha turma o tema ‘Brinquedos Ecológicos’, para que os alunos pudessem produzir novos brinquedos com materiais recicláveis. Foi muito gratificante para os estudantes e eles executaram muito bem a produção dos brinquedos, reutilizando materiais que iriam para o lixo”, explica Ana Dezia.

Saiba mais sobre o JEPP

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.

Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

Fonte: Sebrae Mato Grosso do Sul