Julho Amarelo: Saúde promove testes e palestras para prevenção de hepatites virais

Cada dia uma Unidade de Saúde estará realizando os exames e esclarecendo dúvidas

Este mês é marcado pela campanha “Julho Amarelo”, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Para alcançar o máximo de pessoas, a Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, estará realizando testagens e palestras em todas as Unidades de Saúde da Cidade, uma por vez, a partir da próxima segunda-feira (24).  

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Os testes desempenham um papel fundamental na prevenção das hepatites, pois permitem a detecção precoce da infecção viral, permitindo o tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas para reduzir a disseminação da doença.  É importante que as pessoas em grupos de risco sejam encorajadas a realizar testes de hepatite regularmente, e que os serviços de saúde disponibilizem esses testes de forma acessível para promover a prevenção e o controle da doença. 

Para a enfermeira Jéssica Santos, responsável pelo setor de imunização de Sonora, os sintomas iniciais são “silenciosos”, por isso as testagens têm grande importância. “Por ser uma doença silenciosa , muitas vezes ela não apresenta sintomas. Por isso a importância de realizar os testes pelo menos a cada 6 meses ou uma vez ao ano. Hoje tem o programa Ist/Aids e Hepatites virais que acompanha o tratamento de pessoas diagnosticadas com a doença com: entrega e controle de medicamentos mensais e acompanhamento de exames a cada 6 meses com a infectologista em Coxim”, destaca. 

Dia D nas Unidades de Saúde contará com palestras, orientações, entrega de brindes e testagens rápidas de HIV, Sífilis, hepatite B e C. Confira o calendário:

24/07 – ESF 2 Unidade de Saúde Boa Vista;
25/07 – ESF 1 Unidade de Saúde da Família de Sonora;
26/07 – ESF 4 Unidade de Saúde Vista do Lago;
27/07 – ESF 5 Unidade de Saúde da Família José da Silva.