Laboratório Municipal de Sonora já atendeu mais de 1.400 pacientes em 90 dias de funcionamento

Desde a inauguração, em novembro de 2022, foram realizados mais de 14 mil exames

Entregue para a população em 30 de novembro de 2022, o Laboratório Municipal Alberto Paes da Cunha de Sonora já atendeu 1.459 sonorenses e realizou 14.809 mil exames, uma média de 10 exames por paciente.

Os dados foram divulgados pelo relatório trimestral, assinado pela coordenadora do Laboratório Municipal, a farmacêutica bioquímica Natália Zanchin, contabilizados do dia 1° de dezembro de 2022 a 8 de março de 2023.

Conforme o relatório, antes da inauguração, a demanda de pedido de exames em Sonora era de 2.500 por mês. Os pedidos eram feitos nas ESFs (Unidade de Estratégia Saúde da Família), encaminhados para a Regulação do município e depois encaminhados para os laboratórios parceiros.

Agora, o cidadão recebe o pedido de exames após consulta médica e pode ir diretamente ao Laboratório Municipal fazer o agendamento e, depois do exame realizado, acessar o resultado pela internet, via QRCode.

Somente em dezembro foram atendidos 3.619 pacientes. Em janeiro, 4.862 – um aumento de 94,4% já no segundo mês de funcionamento. Em fevereiro foram atendidos 485 pacientes e realizados 2653 exames, isso sem contar os exames terceirizados. “A demanda de pacientes tem sido grande, mas formamos uma equipe que tem se esforçado para conseguir atender a todos, com rapidez e qualidade”, destaca a coordenadora do Laboratório Municipal.

Atualmente, mais de 70 tipos de testes são oferecidos para a população de Sonora por meio do Laboratório Municipal, 40 pelo próprio Laboratório e cerca de 35 tipos que estão separados pelas classificações de urinálise, bioquímica, coprologia, imunologia, hematologia e os terceirizados pela Iped/Apae (Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnósticos da Apae).

O prefeito Enelto Ramos recebeu com alegria os números e ressaltou a importância da inovação na Saúde do município, de investimentos certeiros e que trazem resultado. “Eu e a população sonhamos junto a realização desse Laboratório. Era um sonho antigo, uma necessidade real dos cidadãos sonorenses e os números mostram o quão de fato o Laboratório Municipal era necessário para nós. Fico imensamente feliz de ver esses dados, de ver que a nossa população está se preocupando com a saúde e usando acertadamente os recursos que temos aqui no município”, declarou.

O Laboratório Municipal Alberto Paes da Cunha recebeu investimento de mais de R $3 milhões. O prédio passou por reforma e ampliação, ganhou novos equipamentos laboratoriais, reagentes, computadores e mobílias, tudo com recursos próprios. Já a sua manutenção será dividida entre o município, Estado e Governo Federal, através do SUS (Sistema Único de Saúde).

O atendimento é exclusivo do SUS, por demanda espontânea, com expectativa de realizar mais de 100 mil exames por ano. O Laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 17h e está localizado na Avenida Pedrossian n° 551.