Lei Complementar garante plano de carreira dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Sonora

Essa é mais uma ação que confirma a priorização da Educação pela Administração Municipal

A Prefeitura de Sonora publicou, oficializou a Lei Complementar n°152/2022, que estrutura o plano de cargos e carreiras dos professores da Rede Municipal de Ensino. A publicação é uma conquista, garantida graças ao trabalho do Executivo Municipal, Gerência Municipal de Educação e Câmara dos Vereadores.

A Lei contempla os profissionais da Educação Básica, Infantil e os Especialistas. A categoria conquistou a valorização profissional, pois está garantido o aperfeiçoamento profissional, com cursos de especialização; além da promoção funcional, baseada em seu desempenho.

É importante destacar que os professores de Sonora seguem a jornada de 20 e 40 horas semanais, essa carga horária, o profissional dedicará dois terços em atividades de interação com os educandos e, no mínimo, um terço em atividades extraclasse.

A gerente municipal de Educação, Clotilde Castro, destaca que esse tempo de aperfeiçoamento é importante para a atualização das técnicas educacionais. “Quando o profissional está inteirado do que há de melhor na educação, as crianças e adolescentes são beneficiadas. Isso reflete positivamente no futuro de deles”, destaca Clotilde.

A nova Lei Complementar também traz critérios de desempenho, que tem como finalidade de promover o desenvolvimento contínuo de cada professor, com o objetivo de aprimoramento pessoal dos profissionais Os critérios levam em consideração: competência técnica, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, postura profissional e outros aspectos considerados relevantes de acordo com a área de atuação.

Outro ponto que merece destaque são as modalidades de promoção funcional. De acordo com a publicação, os professores terão a oportunidade de conquistar a promoção horizontal, vertical e com incentivo de qualidade de ensino.

A modalidade horizontal garante a elevação funcional do professor, levando em consideração o desempenho. A vertical leva em consideração o grau de escolaridade. Por fim, o incentivo de qualidade considera o VAAR (Valor Aluno por Resultado), com base nas taxas de aprovação do ensino fundamental e no nível de avanço dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

Para o prefeito Enelto Ramos da Silva, quando o professor é valorizado, os maiores beneficiados são os alunos. “Quando o professor é valorizado, a Educação avança! E quem ganha é a nossa sociedade, com crianças e adolescentes recebendo os melhores estudos, com profissionais apaixonados pela arte de educar e a gente vê isso todos os dias nas atividades, nas ações, nos eventos preparados por esses profissionais”, concluiu o prefeito.

Lei Complementar n°152/2022 já está sancionada.