Maio Amarelo: atividades lúdicas e palestras fazem parte da ações de conscientização

Departamento de Trânsito do município fortaleceu a conscientização sobre segurança no trânsito nas escolas

A Prefeitura Municipal de Sonora, por meio do Departamento de Trânsito e Transporte Municipal e, em parceria com o DETRAN de Coxim, promoveu durante o mês de maio, atividades de conscientização sobre segurança no trânsito, participando desta forma, da campanha “Maio Amarelo”.

A campanha “Maio Amarelo” foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre os cuidados no trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Em Sonora, alunos dos 1º e 3º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais José Guilherme Farinon, Francesco Battista Giobbi e Luigi Gazzolo, assistiram às palestras apresentadas pela equipe de colaboradores do DETRAN de Coxim, representados pelo instrutor de trânsito Danilo Garcês Bressan, pela Gestora de Atividade no Trânsito, Danielli Cristina Schumacher e o Gerente Regional de Trânsito/Coxim, Cleber Garcia Chagas, onde informações e orientações foram apresentadas de forma lúdica e empolgante sobre respeito e à preservação da vida.

A colocação de faixas na Praça Central, na Avenida do Povo e no canteiro da Avenida Antônio de Oliveira Neto (antiga João Leite Schimidt), também fizeram parte das ações de conscientização.

O tema da campanha “Maio Amarelo 2023” deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, e conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas afins e correlatos com o setor dos transportes. Edna Lavandoski dos Santos Brizola, Diretora de Transporte e Trânsito Municipal de Sonora, falou sobre a importância da realização das atividades de conscientização nas escolas.

“As ações são desenvolvidas para chamar a atenção da sociedade, para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Ao desenvolver atividades em ambiente escolar, colocamos em pauta o tema “Segurança para Pedestres e Motoristas”, e mobilizamos a sociedade para discussão sobre o tema com a finalidade de propagar o conhecimento sobre a conscientização de um trânsito mais seguro. Com essas atividades no ambiente escolar, fica mais fácil e abrangente trabalhar com as crianças, abordando os cuidados no trânsito e uso correto dos equipamentos de segurança individual. É de pequeno que se aprende e a educação sobre o trânsito deve começar ainda na infância”, destacou.