No Dia do Professor, projeto de Sonora é apresentado em Congresso Nacional de Educação

Gerente municipal de Educação, Clotilde Castro, no Conedu em Maceió (AL)

“Esse trabalho está sendo uma referência positiva na comunidade, sociedade e na vida dos estudantes”, diz Gerente Municipal de Educação

O programa “Primeiros Passos ao Mundo do Trabalhos”, desenvolvido pela Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Educação de Sonora e em parceria com o Senai, está sendo apresentado no Congresso Nacional de Educação (Conedu), em Maceió (AL). Na semana do Dia dos Professores, a Educação de Sonora mostra o bom trabalho desenvolvido, mesmo no período pandêmico.

Iniciado em 2021, o projeto foi facilmente aceito pelos estudantes, que se inscreveram massivamente, tendo continuidade esse ano. Com abordagens em vários campos de conhecimento, o programa oferece cursos administrativos, oratória, educação financeira, marketing, computação e etc.

Para a gerente municipal de Educação, Clotilde Castro, o trabalho desenvolvido mudou histórias e realidades, merecendo todo reconhecimento. “Hoje estamos em Maceió para apresentar um trabalho que se tornou referência positiva na comunidade, sociedade e na vida dos estudantes”, destaca a gerente.

A principal ideia do programa, quando foi planejado, era preencher o contraturno dos estudantes, com atividades relevantes para o seu aperfeiçoamento profissional, seguindo o que já é aplicado em outros países.

“Os alunos estudam o ensino regular e fazem o curso no outro turno, sendo ofertado gratuitamente. Essa é a oportunidade deles pensarem mais a frente, podendo escolher melhor sua vida acadêmica, os caminhos profissionais que desejam seguir”, completou Clotilde.

Clotilde conclui destacando que o prefeito Enelto Ramos da Silva (PP) e a primeira-dama Adenir Franco, que aprovaram a ideia no primeiro momento, além da Shirlene e Nikele, orientadoras do Senai, que possibilitaram a parceria.

Já Enelto diz que a Gestão Municipal sempre investiu e investirá na Educação, pois Sonora é celeiro de excelentes profissionais graças ao empenho dos professores. “Investir na educação das crianças e jovens é pensar em um futuro melhor para nossa sociedade. Esse é nosso compromisso com a população sonorense”.

É a Educação de Sonora superando as barreiras territoriais e sendo reconhecida nacionalmente!

Conedu

O Congresso Nacional de Educação (CONEDU) está em sua 8° edição, sendo realizado em Maceió/AL, entre 13 e 15 de outubro de 2022. O tema do CONEDU 2022 é “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”.
O evento tem como proposta central discutir as mudanças necessárias para novos caminhos na educação depois de dois anos de pandemia, destacando a importância do protagonismo estudantil, da resiliência, empatia e compreensão no trabalho docente.

Sobre o projeto

Sonora está representada no CONEDU com a apresentação do projeto “Primeiros Passos ao Mundo do Trabalho”, uma iniciativa da Prefeitura de Sonora (através da GEMED) junto com o SENAI, que fornece capacitação profissional gratuita a alunos do ensino fundamental de Sonora. O projeto está sendo apresentado a pessoas de todo o Brasil, demonstrando o reconhecimento nacional que a educação de Sonora possui.