Nota A na Capag: classificação permite obter linhas de créditos para o município

Sonora segue com nota positiva na Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional

Foto: Kaique Sousa | Comunicação Prefeitura de Sonora

Sonora segue demonstrando total responsabilidade e organização financeira com o dinheiro público. O município recebeu nota A em uma avaliação do Tesouro Nacional chamada Capacidade de Pagamento (Capag), que avalia a situação fiscal dos entes subnacionais (estados, distrito federal e municípios).

Na prática, para o Tesouro Nacional, Sonora é um município considerado bom pagador e de baixo risco para a obtenção de novos empréstimos com garantia da União. Desta forma, fica facilitado o caminho para o município conseguir novas linhas de crédito junto a bancos e instituições financeiras com juros menores.

Para obter a nota A, nosso município foi bem avaliado nos três indicadores usados pelo Tesouro Nacional para fazer o cálculo: grau de endividamento, que aponta o tamanho da dívida municipal relativa à receita corrente líquida municipal; poupança corrente, que se refere à relação entre despesas e receitas correntes no município; e índice de liquidez, que indica o nível de obrigações financeiras em relação a disponibilidade de caixa do município.

Para o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, isso mostra mais uma vez a eficiência dos profissionais à frente da Gerência de Administração e Finanças e também o compromisso da gestão de manter em dia as contas públicas. “Isso mostra mais uma vez o alinhamento da administração, o respeito e o compromisso do time de profissionais que trabalham diariamente para gerenciar bem os recursos públicos. Estamos em dia, com as contas no azul e assim iremos continuar, se Deus quiser”, disse o prefeito Enelto.