Nota de Esclarecimento: Educação informa que não faltam máscaras ou qualquer outro material de biossegurança aos professores e alunos de Sonora

A Prefeitura Municipal de Sonora, através da Gerência Municipal de Educação, esclarece que, ao contrário do que vem sendo falado erroneamente em site de notícias, por meio de indicação equivocada de vereador, o retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino foi devidamente planejado meses de antecedência. Foi realizado estudo técnico pela equipe da Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer, em parceria com representantes da Gerência Municipal de Saúde, para viabilizar a demanda e a aquisição de todos os materiais de biossegurança possíveis. Foram adquiridas milhares de máscaras de tecido e litros de álcool, dezenas de termômetros digitais, totens e dispensers de álcool em gel e vários outros materiais e equipamentos para garantir a segurança no espaço escolar.

No início do ano letivo, mesmo com as aulas remotas, todos os alunos receberam o kit de material escolar, uniforme e máscara facial de tecido. Além disso, na volta às aulas presenciais, são distribuídas novas máscaras para os estudantes que delas necessitam, e em nenhum momento alunos que chegam à escola sem a máscara são impedidos de estudar. Pelo contrário, aqueles que esqueçam do equipamento de proteção individual recebem uma máscara descartável para participar do dia de aula, e aqueles que não possuem condições de adquirir sua máscara, recebem da unidade escolar a máscara facial de tecido, mesmo já tendo recebido o material. Isso também ocorre com os profissionais da educação, nenhum é desatendido em relação a esse aspecto ou qualquer outro que englobe o universo da biossegurança.

Além disso, as equipes gestoras de cada unidade escolar recebem o recurso do auxílio emergencial da pandemia, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para complementarem aquisições cotidianas ao que já são efetivadas pela Administração Pública Municipal. Assim, diretoras escolares estão sempre atentas às demandas de suas unidades escolares, e em hipótese alguma deixam faltar qualquer item necessário para garantir aulas presenciais seguras. Além disso, a Gerência Municipal de Educação, realiza o envio semanal de itens de higiene e biossegurança, além dos rotineiros de expediente, a fim de que a comunidade escolar municipal esteja sempre protegida.

Outrossim, foram adquiridos com recursos próprios do município, nebulizadores, que são máquinas com capacidade de desinfetar até mesmo espaços hospitalares. Os profissionais de serviços gerais da Rede Municipal de Ensino receberam capacitação e promovem diariamente a limpeza das unidades escolares com mais esse equipamento que certamente garante mais segurança sanitária para a comunidade escolar.

É importante destacar também que anteriormente ao retorno das aulas presenciais, a Unidade Setorial de Controle Interno da Educação e a Controladoria Municipal realizaram procedimento de auditoria em todas as instituições educacionais públicas municipais para averiguar o rígido cumprimento do Protocolo de Biossegurança, e os pareceres emitidos demonstraram o comprometimento que a Administração Municipal tem com alunos e professores, de modo a não apontar nenhum impedimento do retorno às atividades presenciais. Além disso, a Comissão de Monitoramento de Volta às Aulas, com representantes de vários segmentos governamentais, realiza vistoriais contínuas na Rede Municipal de Ensino.

Desse modo, a Administração Municipal pede aos nobres vereadores, representantes legítimos do povo sonorense que sempre que acharem necessário, que fiquem à vontade para procurar as Gerências Municipais e a própria Prefeitura para fazerem solicitações de informações, quando houver dúvidas da prestação dos serviços públicos municipais. “Toda ajuda é bem-vinda, estamos todos aqui para somar, sendo assim quem ganha são nossos estudantes. Porém toda informação lançada é preciso primeiramente ser precedida da verdade. E saibam que novas aquisições de mais materiais de biossegurança, como por exemplo máscaras faciais, estão sendo realizadas constantemente, para sempre melhor atender a comunidade escolar”, complementa a gerente de Educação, Clotilde Sousa.