NOTA DE ESCLARECIMENTO – GERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Sonora, através da Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer, esclarece que, ao contrário do que foi publicado em um portal de notícias local, os estudantes da Rede Municipal de Ensino estão acompanhando normalmente as aulas nas Escolas nestes dias de início de ano letivo.

Ocorre que a primeira quinzena de fevereiro é dedicada exclusivamente ao acolhimento dos estudantes, escuta ativa, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e construção de hipóteses pedagógicas a partir da sondagem das competências cognitivas do alunato. Ou seja, nos quinze primeiros dias de aula, os professores se dedicam a realizarem avaliações diagnósticas lúdicas para compreenderem detalhadamente o nível de aprendizagem de cada um de seus discentes, para assim traçarem estratégias pedagógicas para toda a turma.

Importante destacar, também, que o corpo docente municipal está realizando um acolhimento contínuo dos estudantes, entendendo quais são as aflições que os assolam. Alguns de nossos alunos perderam entes queridos para a COVID-19, e esta não é uma realidade que pode ser ignorada, muito menos insensibilizada. A escola também é um ambiente para se ter empatia para com os estudantes e suas múltiplas realidades.

Desta forma, nas primeiras semanas de aula, os alunos estão desenvolvendo atividades que, por ora, não requerem o subsídio por completo de materiais escolares. Mesmo assim, aqueles que vão à escola sem condições mínimas de assistir às aulas e desenvolverem as dinâmicas propostas, procuram e ou são procurados pela Direção Escolar e recebem material escolar suficiente para tanto. Nenhuma criança está desassistida quanto a materiais escolares.

Outrossim, destaca-se que entre os dias 24 de janeiro e 7 de fevereiro do ano corrente, 85% dos servidores do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal estavam cumprindo isolamento domiciliar devido à contaminação por COVID-19. Este fato impactou o andamento do cronograma de licitações, que teve de ser retificado. Assim, a aquisição de materiais escolares, hoje (16/02), está em sua última fase, e os mesmos serão entregues por completo a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino logo após o feriado de Carnaval. Porém, ressalta-se que o fato de esses produtos ainda não terem sido entregues não acarreta em ausência do aluno em sala de aula, pois qualquer estudante pode solicitar à Direção da unidade escolar em que está matriculado materiais mínimos para participar das aulas.

Aproveitando a oportunidade, a Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer relaciona abaixo todos os produtos que integrarão os kits de materiais escolares a serem distribuídos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, juntamente com 2 máscaras faciais de pano e 2 uniformes escolares, logo após o feriado de Carnaval. Portanto, os pais e responsáveis de alunos não são obrigados a comprar nenhum material escolar para que seus filhos assistam às aulas na Rede Municipal de Ensino.

LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES A SEREM DISTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE AOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SONORA:

EDUCAÇÃO INFANTIL – CRECHE
– Caderno G de brochura, 96fls;
– Giz de cera, caixa com 12;
– Massinha para modelar, caixa com 12; e
– Tinta guache, caixa com 6 potes.

EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
– Caderno G de brochura, 96fls;
– Giz de cera, caixa com 12;
– Massinha para modelar, caixa com 12;
– Tesoura; e
– Tinta guache, caixa com 6 potes.

ENSINO FUNDAMENTAL
– Caderno de desenho G, capa dura;
– Caderno G de brochura, 96fls: (do 1º ao 3º ano)
– Caderno universitário 10 matérias, 200fls; (do 4º ao 9º ano)
– Caneta esferográfica azul; (do 6º ao 9º ano)
– Caneta esferográfica preta; (do 6º ao 9º ano)