Famílias dos alunos participam do evento “Família na Escola” no bairro Vila Nova

Com o final do calendário escolar, as escolas municipais estão fechando o ano letivo com projetos e confraternizações, Jose Guilherme Farinon localizada no bairro Vila Nova promoveu o encontro Família na Escola, o evento foi muito prestigiado, onde compareceu aproximadamente 500 pessoas.

A diretora da escola Elenir Gomes, e a coordenadora Romualda com toda equipe prepararam a escola para receber os convidados e os professores e alunos desenvolveram trabalhos de ciência, artes e literatura para apresentar aos convidados. A professora Jacqueline de Carvalho apresentou uma palestra com o tema “Empatia nas relações familiares” para os presentes, e os alunos da escola também fizeram várias apresentações musicais na língua brasileira de sinais (libras), que encantou e emocionou os presentes.

Segundo a gerente de educação Graziele, esse encontro entre a família e escola, serve para conscientizar e sensibilizar a família da importância do acompanhamento familiar na vida escolar da criança e do adolescente, bem como a integração entre a escola e a comunidade.

 

O prefeito Enelto Ramos participou do evento Familia na Escola, disse que está satisfeito em ver o excelente resultado do trabalho da educação no município, e a presença em massa da família dos alunos no evento prova que a educação está muito bem. “Quero agradecer a diretora Elenir Gomes, a coordenadora Romualda e toda sua equipe pelo convite e parabenizo a todos os pais pela presença, o que mostra a credibilidade da escola junto aos pais e responsáveis de alunos” concluiu o prefeito Enelto Ramos.

 

 

Projeto Eureka Descobrindo Brincando e Aprendendo, teve encerramento com confraternização entre escola e família

Dia 7 deste mês, aconteceu o encerramento do projeto Eureka do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Luciano Samúrio da Silva. O evento foi no salão de festas da maçonaria às 19 horas. Foram os organizadores do evento a diretora da escola infantil Luciano Samúrio, Francisca Fernandes juntamente com todas as professoras e funcionária, e participaram como convidados o prefeito Enelto Ramos acompanhado da primeira dama Adenir, e a gerente de Educação Graziele Souza acompanhado de seu esposo Osvaldo.

Segundo a gerente de educação Graziele, o projeto “Eureka Descobrindo Brincando e Aprendendo”, tem o objetivo estimular as crianças a aprenderem brincando, a educação infantil é a fase onde a criança apresenta-se de forma pura e ingênua, mas ela chega à creche com uma base da família, onde a sua cultura é muito importante para socializar-se e conviver na comunidade escolar. A maior intenção desse projeto é ajudar as crianças a fazer novas descobertas todos os dias e isso acontecerá através de brincadeiras e atividades direcionadas e desenvolvidas para cada faixa etária, promovendo e estimulando o desenvolvimento de todos os pequenos que estão inseridos na instituição escolar.

Esse projeto teve o envolvimento de toda equipe pedagógica e da comunidade escolar, (professores, alunos, pais, assistentes). O projeto aconteceu durante todo o ano com passeios e visitas em chácaras, balneário, horta, e utilizou como, conhecendo a fauna e a flora e seus aspectos naturais. No desfile em comemoração ao aniversário da cidade, foi apresentado uma demonstração do projeto com a família levando para avenida a fauna e flora Sul-mato-grossense.

Durante a festa de Encerramento do projeto, houve a escolha do Rei Benjamim Sozzo de Moraes e da Rainha Maitê de Souza Moraes, as crianças se divertiram muito com seus pais e familiares.

 

 

O prefeito Enelto Ramos disse que está muito contente por ver que a educação está muito bem no município. Os profissionais trabalham com muito carinho e responsabilidade, ele disse estar muito orgulhoso com os parceiros e parceiras que atuam na educação, para ele é uma profissão honrosa e de muita responsabilidade, e que ele tem acompanhado tanto nas escolas quanto nas creches o trabalho de excelências desenvolvido por estes profissionais da educação.

  

Prefeitura cria e abre inscrição para o Projeto “Férias- Brinquedos e Brincadeiras” para crianças de 0 a 3 anos

Projeto atenderá crianças no período de férias, cujo os pais comprovadamente trabalham.

A prefeitura municipal através de políticas públicas visa contemplar as crianças das famílias trabalhadoras com o projeto socioeducativo: Férias- Brinquedos e Brincadeiras, Cantar e Recriar. Este projeto foi idealizado juntamente com a Gerência Municipal de Educação em acordo com o Conselho Municipal de Educação e o Poder Legislativo Municipal. O projeto visa atender as crianças com idade de 0 a 3 anos no período de recesso escolar, que já estão inseridas a Rede Municipal de Educação Infantil – Creches.

Levando em consideração que muitas famílias não têm como conciliar a sua jornada de trabalho com as suas obrigações familiares diárias, as políticas públicas educacionais do município de Sonora buscam através do Projeto Férias conciliar as atribuições da família e do Estado, garantindo assim dois direitos fundamentais da criança: o direito a convivência familiar e o direito à educação.

O projeto visa também proporcionar a integração das crianças em seu período de férias através de atividades recreativas que visam estimular a fantasia, o brincar e o recriar através da ludicidade e metodologias ativas que contemplem a faixa etária da criança.

O prefeito Enelto Ramos disse que buscou junto a gerencia de educação uma maneira de amenizar este problema que a família enfrenta em período de férias, assim foi elaborado o projeto pela gerência de educação com apoio do conselho municipal de educação e da Câmara de Vereadores.

As matrículas serão realizadas na Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer, localizado na Rua Da Alegria, nº42, Bairro: Centro, de 18 a 22 de novembro das 7 às 11 horas.

Para a efetivação da matrícula faz-se necessário as seguintes documentações xerocopiadas:

Certidão de Nascimento ou RG da Criança; Comprovante de Residência; CPF da Criança; RG e CPF do Responsável; Cartão de Vacina e Cartão do SUS; Carteira de Trabalho ou declaração do empregador devidamente autenticada em cartório tanto a do pai quanto a Mãe ou Responsáveis; Declaração de Autorização de matrícula no projeto devidamente assinado pela secretaria ou pela Direção da Escola.

Segundo a Gerência de Educação, a matrícula no projeto não garante rematrícula e nem prerrogativa de vaga na Educação Infantil- Creche.

Palestra educativa sobre Saúde do Trabalhador

Saúde emocional em desequilíbrio impacta todas as áreas da vida

Nesta terça-feira (12), a Gerência Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, promoveu uma palestra educativa aberta ao público. O encontro contou com dois temas, “Conceitos e efetivação da rede de atenção à saúde do trabalhador” com a palestrante Maria Madalena Xavier de Almeida, Coordenadora Estadual da vigilância em Saúde do Trabalhador da CVIST/CEREST Estadual, e “Transtorno mental relacionado ao trabalho – assédio moral” com a palestrante, Miriam Feitosa Camacho Leiguez, psicóloga especialista em saúde do trabalhador e em violência doméstica pela USP-LACRI.

O objetivo do evento foi educar e orientar os profissionais sobre a prevenção de acidentes com atenção à percepção dos riscos, os palestrantes trouxeram várias reflexões sobre os temas e conceitos sobre trabalho e doença, Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, tudo forma dinâmica, de modo a envolver os expectadores. A palestra aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e teve início às 9 horas

A coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador em Sonora Pamila Bonapart, disse que uma das principais finalidades da coordenadoria é a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores, além da prestação de assistência a esses profissionais, por meio de ações de vigilância, visando condições de riscos e agravos existentes nos ambientes de trabalho.

O prefeito Enelto Ramos disse que tem trabalhado para melhorar a atenção na saúde em todos os aspectos no município, o apoio da administração tem sido irrestrito e com isso as coisas vem acontecendo para melhor, são grupos de apoio para deixar o tabagismo, grupo de emagrecimento com acompanhamento profissional, acompanhamento às pessoas com hipertensão, pessoas glicêmicas, atividade físicas na Academia da Saúde, entre muitos outros, assim como campanhas educativas e palestras. “Nosso objetivo é melhora a cidade, a vida do cidadão, e para isso não estamos poupando esforços para prestar um bom serviço à população em todos os setores. ” Finalizou o prefeito Enelto Ramos.

Prefeitura de Sonora rescinde contratos com construtora

Por não haver condições de cumprir no cronograma da obra, as partes rescindiram o contrato de forma amigável

Devido ao não cumprimento de obrigações contratuais referentes à execução de obras, a Prefeitura de Sonora rescindiu com empresa contratada através de licitação, três contratos na área de infraestrutura. A decisão aconteceu devido a empresa contratada não cumprir os prazos para início da obra, e após várias notificações da prefeitura à empresa contratada, não houve resposta concreta e satisfatória, levando a prefeitura a tomar a decisão de rescindir o contrato de forma amigável, já que não houve prejuízo para o erário público e é uma medida prevista em contrato.

Os contratos rescindidos são 066/2019, 067/2019 e 100/2019 que não tiveram início de suas obras e são de fundamental importância para a população, o que torna a situação complicada para quem reside nas ruas que receberiam estas obras de infraestrutura.

O prefeito Enelto Ramos disse que sua preocupação é com os moradores e com a situação da infraestrutura das ruas que ainda não receberam estas obras. Nos últimos meses, o prefeito Enelto tem acompanhado de perto todas das obras, e tem cobrado tanto do fiscal da obra no município, quanto das empresas responsáveis pelas execuções dessas obras dentro para que cumpram o cronograma, e foi pensando na população que resolveu tomar a decisão de rescindir esses contratos por acreditar que seria uma obra morosa, e quem mais sofre com atraso de obras, é a população.

“Na ocasião, a empresa foi notificada para que o cronograma não fosse comprometido, mas isto não foi suficiente para a empresa cumprir o contrato, levando à rescisão. Neste momento, todas as ações da prefeitura são para que relicitemos esses três contratos dessas obras e continuemos a executar os trabalhos de melhoria da infraestrutura da cidade o mais rápido possível”, explicou o prefeito Enelto.

 

 

Período de Piracema, proibição da pesca também se aplica no Balneário Pôr do Sol em Sonora

Em todos os rios, córregos e represas no estado do Mato Grosso do Sul está proibido a pesca e serão fiscalizados pela Polícia Ambiental que também utilizarão drones.

O período de Piracema começou no dia 05 de novembro e vai até dia 28 de fevereiro em todos os rios de Mato Grosso do Sul e a prefeitura lembrou que os rio que fazem parte do Balneário Pôr do Sol, o Correntes e o Confusão, também serão fiscalizados pela Polícia Ambiental Estadual durante a proibição.

O prefeito Enelto Ramos, pediu que todos colaborem e destacou que a preservação só tem sucesso com a participação de todos, a população também é responsável por manter preservados os recursos naturais que a cidade possui.

“Temos que nos atentar à preservação e manter o que temos de precioso, assim, podemos ganhar muito mais mantendo vivo os peixes e os rios que temos. Existem várias formas de utilizar os recursos naturais sem agredir o meio ambiente, promovendo pesque e solte, torneios de pesca e festivais voltados a preservação do meio ambiente. A prefeitura já realizou vários eventos para conscientização ambiental no balneário e tem muitos outros para acontecer, como já o campeonato pesque e solte com os caiaques realizado em junho deste ano”, frisou o prefeito Enelto.

COTA ZERO

A cota zero para a pesca amadora tem o objetivo de recuperar os estoques pesqueiros. A proibição vale para o transporte do pescado. Após o fim do defeso, em 28 de fevereiro de 2020, o pescador poderá fazer a prática do “pesque e solte” e até consumir o pescado na beira do rio. Mas se quiser levar um peixe para casa, deverá adquirir um peixe no comércio varejista e levar a nota fiscal e a guia de controle.

Porém, o Ministério Público Federal (MPF) em Corumbá recomendou ao Governo do Estado que suspenda temporariamente os efeitos do Decreto Estadual 15.166/2019, conhecido como Cota Zero, até que se elabore um novo texto.

Prefeitura de Sonora inaugura posto de Alistamento e outros serviços Militar

Serviços já estão disponíveis em anexo a prefeitura.

O prefeito Enelto Ramos e o Delegado de Serviços Militar, 1º Tenente do Exército Brasileiro, Odenildo Sousa Serra, juntamente com vereadores, inauguraram a sala da Junta Militar. Isso vai trazer comodidade as pessoas que necessitavam de serviços oferecidos pela junta militar, que deve atender em diversos serviços, entre eles o alistamento militar, emissão de certificado de dispensa de incorporação (CDI), certificado isenção (CI), atestado de desobrigação, certificado de dispensa do serviço alternativo (CDESA), adiamento de incorporação, regularização situação de MFDV, 2ª via de certificados militares, certificação de dados cadastrais e para e para reservistas, regularização da situação de reservista, segunda via de certidão de situação militar (CSM) ou de Certificado de Reservista. Antes para realizar esses serviços era necessário se deslocar até as cidades vizinhas.

O prefeito Enelto destacou que o inicio desses serviços vem somar com uma gama de outros como expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Posto avançado do INSS, entre outros que a administração municipal tem buscado para oferecer à população de Sonora. A sala da Junta Militar em Sonora fica em anexo ao prédio da prefeitura municipal, funcionando de segunda a sexta-feira das 07 às 13 horas, junto a sala do empreendedor.

A inauguração contou com a banda da Fanfarra Municipal que executou o Hino Nacional juntamente com a Patrulha Mirim durante o hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, logo após a Patrulha Mirim e Sonora cantou o Hino do exército Brasileiro.

 

Estiveram presentes no evento o chefe do posto de recrutamento e mobilização, Tenente do Exército Brasileiro, Mauro André Gonçalves Valério, o presidente da Câmara de Vereadores, Raphael de Lemos, os vereadores Eliel Rufino, Daniela Viana, Jansen Peixoto, José Fábio e Juraci Onório (Neco).  Também compareceram os gerentes municipais, e a Polícia Militar que foi representada pelo Subtenente, Subcomandante do Pelotão da PM em Sonora.

Prefeitura inicia Mutirão de Limpeza contra a Dengue em Sonora, confira o cronograma

Moradores devem ficar atentos ao cronograma

A Prefeitura Municipal de Sonora anunciou nesta sexta-feira (01) mais um mutirão de limpeza contra o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue e pede a colaboração da população para seguir o cronograma de coleta do lixo, evitando transtornos aos trabalhadores e ao próprio morador.

 

A gerência de Obras e Serviços Urbanos disponibilizou máquinas, equipamentos e pessoal, a gerência de Saúde, com a Vigilância Sanitária, Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, juntas as gerências estão com total atenção ao mutirão para que ocorra o mais rápido possível e dentro da normalidade a que entenda as expectativas que eliminar as condições de proliferação do mosquito da dengue.

De acordo com a organização do mutirão, está autorizado todo tipo de lixo urbano que se encontra em nos quintais das residências, eletrônicos velhos, exceto galhos de podas de arvores e entulhos de construção em grande quantidade.

A recomendação da organização do mutirão, é que o morador siga à risca o cronograma para depositar o entulho na frente da casa, caso seja depositado lixo ou entulhos frente à residência após a data agendada, o mesmo não será recolhido e a Vigilância Sanitária poderá aplicar multa e transcorrer sanções administrativas e punitivas, conforme o código ambiental municipal vigente.

ROTEIRO PARA COLETA DE ENTULHOS

SETOR 01: Av. das chácaras a Av. do Povo

Dia 04 Novembro: da Av. João Leite Shimidt até a Rua dos Operadores.

Dia 05 de Novembro: Rua dos Operadores até a Rua Tratorista.

Dia 06 de Novembro: Rua dos Tratorista até a Av. Wilson Barbosa Martins.

Dia 07 de Novembro: Av. Wilson Barbosa até Martins até Rua 03 de Outubro.

Dia 08 e 11 de Novembro: da Rua 03 Outubro até a Rua Roraima.

SETOR 02: Av. do Povo a Marcelo Miranda

Dia 12 de Novembro: da Av. João Leite Shimidt até a Rua Beat Rolf Stucki.

Dia 13 Novembro: Rua Beat Rolf Stucki até a Rua Marechal Rondon.

Dia 14 de Novembro: Rua Marechal Rondon até a Av. Wilson Barbosa Martins.

Dia 18 de Novembro: da Av. Wilson Barbosa até Martins até a Rua 03 de Outubro.

Dia 19 de Novembro: da Rua 03 de Outubro até a Rua Pernambuco.

Dia 20 de Novembro: da Rua Pernambuco até a Rua Belo Horizonte.

Dia 21 de Novembro: da Rua Belo Horizonte até a Rua Fortaleza.

Setor 03: Av. Marcelo Miranda a R. Violeta

Dia 22 de Novembro: da Rua Pernambuco até a Rua Padre Anchieta.

Dia 25 de Novembro: da Rua Padre Anchieta até a Av. Wilson Barbosa Martins.

Dia 26 de Novembro: da Av. Wilson Barbosa Martins até a Rua Irmã Dulce e Travessa da Esperança.

Dia 27 de Novembro: da Rua Irmã Dulce e Travessa Esperança até a Rua da Vitoria e Presidente Prudente de Morais.

Dia 28 de Novembro: da Rua Vitoria e Presidente Morais até Rua da Justiça e Presidente Jânio Quadro.

Dia 29 de Novembro: da Rua da Justiça, Presidente Jânio Quadros até a Av. João Leite Shimdt.

NOTA DE PESAR

Em nome da Prefeitura Municipal de Sonora, o prefeito Enelto Ramos da Silva, junto com toda a administração municipal se solidariza com a família e amigos e manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento Francine Paraz Paz, ocorrido neste sábado (26) no hospital municipal em Sonora. Francine nasceu em 1959, formado em contabilidade e ocupava a Gerência de Núcleo de Meio Ambiente e Turismo do Município de Sonora.

Diante do ocorrido, só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade.

 

Descanse em paz amigo Francine. Que Deus lhe receba de braços abertos!

 

Enelto Ramos da Silva, prefeito municipal

e toda Administração Municipal de Sonora

Sonora brilha no 24º Brasil Open de Taekwondo no Paraná

O 24º Brasil Open de Taekwon foi realizado no sábado (19) e domingo (20), no ginásio Chico Neto em Maringá e teve a participação de atletas de vários Estados e de países vizinhos. A delegação do Mato Grosso do Sul foi representada por atletas de Campo Grande, Três Lagoas e Sonora.

O município de Sonora foi representado por 10 atletas sob o treinamento do professor Robson Carvalho. Na competição a delegação sul-mato-grossense conquistou 35 medalhas, dessas os atletas sonorenses conquistaram 10 medalhas, sendo 04 ouros, 03 pratas e 3 bronzes.

Participaram cerca de 500 atletas no 24º Brasil Open de Taekwondo que também serviu de seletiva nacional aberta para o Grand Slam de Taekwondo 2020.

O professor Robinson, disse que o atleta sonorense Luan foi classificado deverá representar o Brasil no campeonato mundial de taekwondo pela seleção brasileira, esse campeonato vai acontecer na Bolívia no dia 8 de novembro.

O prefeito Enelto Ramos, parabenizou os atletas e disse que foi uma honra ver o município ser tão bem representado em outro estado mais precisamente na cidade de Maringá- PR onde disputaram o 24º Brasil open de Taekwondo. Ao lado do Gerente de Administração e Finanças, Dalmi Alves, o prefeito agradeceu o esforço e a força de vontade de todos os atletas e do técnico Robson e parabenizou o atleta Luan que vai representar Sonora no mundial que acontece na Bolívia.