Prefeito e vereadores se reúnem com Governador e reivindicam para município

Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Sonora Enelto Ramos juntamente com presidente da Câmara de Vereadores Raphael de Lemos e os vereadores Juraci Onório (Neco), Eliel Rufino, Jansn Peixoto, João Albuquerque, Francisco Deuzimar e a vereadora Daniela Viana, estiveram na sede do Sindicato Rural em Rio Verde onde participaram de uma audiência com o governador do Estado Reinaldo Azambuja.

Na ocasião o governador ouviu todos os vereadores e o prefeito Enelto, e um dos assuntos mais discutidos foi a aplicação de mais recursos estaduais em projetos de habitação no município de Sonora, que segundo o prefeito Enelto Ramos é um assunto de prioridade e está buscando recursos para atender as famílias que carecem de moradia própria.

O prefeito Enelto destacou a parceria da prefeitura de Sonora com o governo do Estado no programa Lote Urbanizado, que trouxe benefício a 32 famílias em Sonora, porém ainda há muito para fazer na área da habitação em Sonora e para isso, são necessários mais recursos para este setor. O prefeito também solicitou pavimentação asfáltica e drenagem no bairro Sol Nascente, recapeamento em outras ruas do município, e uma atenção especial na rodovia MS-213 que tem 132 quilômetros e necessita de manutenção por se tratar de uma rodovia de escoamento de grande tráfego na região.

O governador Reinaldo Azambuja, lançou o projeto Governo Presente e desde semana passada vem conversando com os gestores dos municípios do Estado recebendo e discutindo suas reivindicações com o objetivo de planejar de forma objetiva os investimentos futuros com prioridade nas áreas mais carentes das regiões do Estado. “O Governo Presente, é uma inovação, e na região norte vamos ouvir os treze municípios, cada um com sua prioridade, e temos a capacidade de realizar esses pedidos em realizações e entrega para a sociedade”. Disse o governador.

O prefeito Enelto Ramos disse que saiu satisfeito com a reunião com o governador, e que ele tem atendido vários pedidos em nome do município, já estão sendo executadas obras do Estado no município. “Quero parabenizar o governador pelo modelo de gestão que atende os municípios, e a reunião foi muito produtiva, o governador juntamente com seus secretários receberam as demandas e prioridades do nosso município com muita sensibilidade e isso mostra aproximação e confiança no Governo do Estado e mostra que estamos no caminho certo”.

Também estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Paulo Corrêa (presidente da Assembleia Legislativa) e Felipe Orro, além do deputado federal Beto Pereira.

Na comitiva do Governo do Estado, participaram dos atendimentos os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Sérgio de Paula (Articulação Política), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Maria Cecilia Amendola da Motta (Educação), Geraldo Resende (Saúde), Ary Carlos Barbosa (adjunto da Justiça e Segurança Pública) e Luis Roberto (adjunto de Infraestrutura).

Eleição para conselheiras tutelares acontece dia 06 de outubro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), divulga a relação dos candidatos aptos a serem votados no Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, ano de 2019. Serão 5 (cinco) vagas para membros titulares e demais suplentes, com candidaturas individuais.

A eleição acontecerá dia no dia 06 de outubro, através de voto facultativo e secreto das 08 às 17 horas na escola Municipal Francesco Batista Giobbi, e poderão votar todos os cidadãos de Sonora acima de 16 anos e que estejam quites com a Justiça Eleitoral. O Ministério Público, se encarregará da fiscalização de todo o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Sonora. Os eleitores devem levar no dia o Título de Eleitor e um documento com foto.

A formação e certificação dos conselheiros tutelares titulares e suplentes, será de responsabilidade da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho, coordenado pelo CMDCA. Os conselheiros Tutelares titulares serão empossados pelo prefeito municipal no dia 10 de janeiro de 2020.

Para maiores informações os interessados devem procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sito a Rua Adalberto Bozoki, 276 – telefone (67) 3254-1821.

Regularização dos lotes urbanos de Sonora

DCIM100MEDIADJI_0018.JPG

A prefeitura de Sonora através do setor de habitação municipal, comunica aos proprietários dos respectivos terrenos na área urbana, das quadras constantes na relação abaixo, que procurem o Cartório de Registro de Notas (Lúcia Helena) para apresentação dos documentos para escrituração dos imóveis.

Com essa regularização, o proprietário terá a escritura definitiva do seu imóvel, dando-lhe condições de fazer financiamento com a Caixa Econômica Federal para construção de moradia.

Lei que autoriza doação de lotes

A prefeitura municipal de Sonora, informa que o Prefeito Enelto Ramos da Silva, sancionou a Lei nº 888 de 10 de setembro de 2019, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Sonora, que autoriza a doação de lotes e terrenos urbanos das quadras 61 a 69, 73 a 80 e 150 a 162 no bairro Centro, das quadras 95, 173, 174 e 176 do bairro Flávio Derzi, das quadras 87, 88, 91 e 100 do bairro Vila Nova, da quadra 137 do bairro novos Tempos, e das quadras 141 a 143 do bairro Planalto do Correntes, e 175, 180, 181 do bairro Nova Esperança, e das quadras 166 a 171 do bairro Vale da União e das quadras 256 a 289 do bairro Vista do Lago II e das quadra 186 a 196  do bairro Vista do Lago.

Lei nº 888 – 2019 Doação terreno

Resultado Final Processo Seletivo – AGENTE DE ENDEMIAS E AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

O Município de Sonora, Estado de Mato Grosso do Sul, por seu Prefeito Municipal e da Comissão designada no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, TORNA PÚBLICO o presente edital para: DIVULGAR o resultado final/Classificação da análise curricular do Processo Seletivo Simplificado para o cargo público de AGENTE DE ENDEMIAS E AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

AG ENDEMIAS E AUX SERVIÇOS GERAIS – RESULTADO FINAL DIVULGAÇÃO

Prefeitura traz curso técnico de enfermagem sem custos para Agentes Comunitários de Saúde

Nesta segunda-feira (16), na escola Francesco Batista Giobbi, teve início o curso técnico de enfermagem que tem como objetivo a melhoria da assistência direta ao paciente em todas as necessidades básicas do mesmo. O curso tem 20 vagas e é direcionado exclusivamente para servidores da saúde municipal na função de agentes comunitários de saúde, é um complemento do curso de agente comunitário de saúde, e é necessário o inscrito ter concluído o curso de agente comunitário de saúde.

O curso será custeado pela Prefeitura Municipal de Sonora através da Gerencia da Saúde por se tratar de capacitação para melhorar ainda mais o atendimento na saúde, com duração de 13 meses, com aulas teóricas e práticas às segundas e quartas-feiras e será ministrado pela escola Mais Sistema de Ensino, com a professora Roselene, enfermeira especialista em urgência e emergência intensivista, e o professor Etevaldo, especialista em urgência e emergência e atendimento pré hospitalar.

O prefeito Enelto Ramos disse que esse curso está sendo trabalhado a algum tempo em processo licitatório e agora foi concluído toda parte burocrática, e que esse curso vai melhorar muito o atendimento à população do município. “Esse pessoal realiza um trabalho primordial com relação à saúde pública, são eles que vão nas residências identificar possíveis situações de risco na saúde da comunidade, então, nada melhor que capacitar ainda mais esses agentes”.

Mais imagens

 

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

A Prefeitura Municipal de Sonora-MS, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICA a 5ª Retificação do EDITAL Nº 01/2019

1418–5ª Retificação-EDITAL Nº 012019 – CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

Prefeitura de Sonora oferece 60 vagas de cursos gratuitos de iniciação profissional através do Senai

A prefeitura municipal de Sonora em parceria com SENAI, está oferecendo para este mês de setembro dois cursos de iniciação profissional para pessoas que tenham idade acima de 16 anos e com escolaridade mínima de 5º ano do ensino médio.

Estão abertas 60 vagas distribuídas em dois cursos gratuitos de iniciação profissional, Conhecimentos Fundamentais de Editor de Texto – Word, 20 horas com 30 vagas, e Fundamentos para Rotinas Administrativas, 40 horas e 30 vagas. As inscrições são na sede do SENAI em Sonora, na avenida João Leite Schmidt, 468 das 13 às 16h30 e das 19 às 21 horas, de segunda e sexta-feira.

O prefeito Enelto Ramos, disse que a administração municipal está buscando maneiras de favorecer a capacitação dos jovens do município através de cursos, bolsa para cursos técnicos, subsídios em transporte de universitários, contrato para estágios entre outros.

Prefeitura anuncia serviço de emissão de Carteira de Trabalho no município

O município de Sonora, esta quinta-feira (12), passa a ter mais um serviço de grande importância para a população, trata-se da emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A prefeitura municipal organizou uma solenidade para marcar oficialmente o início das emissões da CTPS e ao mesmo tempo divulgar o serviço para a população.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, é um documento que registra todas as ocorrências profissionais do trabalhador, é um dos documentos exigidos para processo de aposentadoria, auxílios previdenciários, além de ser um documento completo, com todas as informações civis do portador.

Toda atividade realizada com remuneração como prestação de serviços, de qualquer natureza é obrigatório o registro na Carteira de Trabalho, e assim o trabalhador resguarda os direitos garantidos na CLT (Consolidação das Leis trabalhistas).

As pessoas que residem em Sonora, agora podem fazer sua CTPS na rua Maranhão, 127 em frente à praça, na casa do trabalhador no município, coisa que era necessário se deslocar até outros municípios.

A solenidade contou com a participação de várias autoridades municipais como vereadores, gerentes municipais e do superintendente regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Kleber Pereira de Araujo e Silva, destacou a importância da realização do serviço para a cidade, e elogiou as instalações que vão abrigar os serviços da Casa do Trabalhador.

 

O prefeito Enelto Ramos fez uma homenagem a servidora Fátima Miranda, que se aposentou, e esteve à frente dos trabalhos no SINE a mais de 15 anos, auxiliando pessoas com encaminhamentos às vagas de emprego e outros serviços disponíveis no órgão, o prefeito exaltou a dedicação e o carinho em que a servidora Fátima tratou esse trabalho tão importante em sua responsabilidade, tanto no atendimento, como gestora, um exemplo a ser seguido.

O prefeito Enelto disse estar muito contente em ver que a administração municipal está atendendo as necessidades da população com muita responsabilidade, e destacou que a um ano, trouxe um posto de cooperação com o INSS para atender as demandas da população com a com serviços previdenciários, agora a emissão da Carteira de Trabalho e logo um posto da Junta Militar, para serviços de alistamento e emissão de certificado de quitação militar entre outros serviços. Para o prefeito, tudo isso melhora a qualidade de vida do cidadão, traz conforto e economia à população. Disse o Prefeito Enelto Ramos.

Prefeitura estende dias para atendimento médico para comunidade do assentamento

A gerência de Municipal de saúde, ampliou o atendimento médico clinico geral e odontológico no assentamento Carlos Roberto Soares de Melo.

Os atendimentos médicos e odontológicos aconteciam às segundas-feiras, com o novo cronograma, serão também realizados às terças-feiras, a comunidade conta com visitas domiciliares e atendimentos do Programa Hiperdia que faz acompanhamento de pessoas que sofrem com hipertensão e diabetes e também a assistência do crescimento e desenvolvimento das crianças e pesagem do bolsa família.

No mês março deste ano, foram cerca de 20 atendimentos no assentamento Carlos Roberto Soares de Melo foram de vinte, e em abril com essa reformulação da equipe multidisciplinar da saúde para atender a área rural do município, os atendimentos subiram para 518.

O Posto de Saúde Central, também deu um salto no número de atendimentos após estender o horário que antes era de 8 horas com intervalo de 2 horas para almoço (7 às 11h e 13 às 17h), agora é de 12 horas direto (07 às 19h), e comparando os atendimentos no período de janeiro a agosto, em 2018 foram 22,1 mil e em 2019, 33,5 mil atendimentos, um aumento de quase 10 mil atendimentos.

A Gerente de Saúde Ivana Maria Paião, disse que a ampliação dos atendimentos no Carlos Roberto Soares de Melo, é uma reivindicação antiga da comunidade e que agora a administração municipal a torna realidade.

Fotos: Gerência Municipal de Saúde