Prefeito anuncia melhorias nas escolas municipais de Sonora

Na última terça-feira (25), o prefeito de Sonora, Enelto Ramos, se reuniu com a gerente de Educação Clotilde de Sousa Silva Castro, com a coordenadora de Inspeção Infantil do município professora Maria Aparecida Freitas, com a professora Jacqueline de Carvalho Valentim, da Inspeção Educacional e com a professora Lívia Leite da Mata, da Inspeção de Educação Especial para ouvir as principais necessidades da rede municipal de ensino e pontuar as melhorias que serão realizadas.

Nos próximos meses, as unidades de educação receberão benfeitorias nas salas de informática e terão os quadros das salas de aula trocados. Também serão feitas brinquedotecas novas. Por fim, serão realizadas obras de ampliação das Unidades Educacionais Paulo Henrique Zanin e Irma Araldi Kohl.

Na reunião, a equipe de profissionais da educação também ressaltou os avanços que a Coordenação de Inspeção Infantil – núcleo dirigido pela professora Maria Aparecida – têm feito no acompanhamento pedagógico para coordenadores e diretores de ensino, investindo na educação continuada dos profissionais que tiveram que se adaptar ao novo normal que a pandemia impôs aos professores.

O prefeito Enelto Ramos informou que agora a prioridade é buscar esses recursos para garantir o conforto dos alunos e professores nas salas de aulas. “Nossos alunos precisam estar em um ambiente agradável para que possam desenvolver suas habilidades de adquirir conhecimento, e os professores, incentivados para ensinar. Por isso, vou atrás de investimentos e se Deus quiser, iniciaremos as obras de melhorias o quanto antes”, afirmou.

Prefeitura de Sonora Informa: Prazo para Alistamento Militar 2024 encerra em junho

A Prefeitura de Sonora alerta aos jovens nascidos até 31 de dezembro de 2006 que o período de alistamento militar obrigatório está em vigor e se estende até o dia 30 de junho de 2024. Este procedimento é essencial e compulsório para todos os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos até o final deste ano.

Para efetuar o alistamento, os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Avenida do Povo, n.° 1500, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de endereço atualizado.

Esses documentos são fundamentais para a emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou para o prosseguimento no processo de seleção para servir no Exército Brasileiro.

Ressaltamos que o não cumprimento do prazo de alistamento pode acarretar uma série de consequências legais. Os jovens que não se alistarem até a data limite enfrentarão penalidades, como a impossibilidade de emissão de documentos oficiais como passaporte e título de eleitor, além de restrições em inscrições para concursos públicos e matrículas em instituições de ensino superior.

A Prefeitura de Sonora está comprometida em auxiliar todos os jovens nesse processo, oferecendo informações e suporte necessários para garantir que todos cumpram com suas obrigações cívicas. Para mais informações, entre em contato com a Casa do Trabalhador ou acesse o site oficial da Prefeitura.

Não perca o prazo! Aliste-se e garanta seus direitos de cidadão plenamente ativo na sociedade.

Com oportunidades de emprego e empreendedorismo, Empreenda Hoje é realizado em Sonora

Para conectar quem deseja ingressar no mercado de trabalho aos pequenos negócios locais que necessitam de mão de obra qualificada, além de levar conhecimento para empreendedores que querem melhorar a empresa e pessoas que sonham em abrir o próprio comércio, no dia 18 de abril será realizado em Sonora, o Empreenda Hoje. Com capacitações gratuitas, a ação será das 13h às 21h, na Escola Municipal José Guilherme Farinon, localizada na Rua Padre Anchieta, nº 700, Vila Nova.

Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e conta também com o apoio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, que leva cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho, fornecendo profissionais qualificados para atender às necessidades das empresas locais.

A abertura do Empreenda Hoje está prevista para às 17h30 com a presença de autoridades e lideranças locais. Com ampla programação, o evento traz atendimentos para os interessados com orientações levadas pelo Sebrae, Funtrab e instituições parceiras, além de uma Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que irão expor os produtos para a comunidade.

Na data, o evento traz quatro palestras gratuitas aos participantes que abordam as seguintes temáticas: “Construindo juntas: Inspiração e reflexão no mundo do empreendedorismo”; “Ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao marketing digital”; “Gestão do tempo, inteligência emocional e comunicação”; e “Planejando o futuro”.

Durante o Empreenda Hoje, também serão realizados atendimentos para os interessados com orientações levadas pelo Sebrae, Funtrab e instituições parceiras. Mais uma atração do evento é a Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que irão expor os produtos para a comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 

Serviço:

Empreenda Hoje em Sonora

Data: 18/04/2024 (quinta-feira)

Horário: 13h às 21h

Local: Escola Municipal José Guilherme Farinon – Rua Padre Anchieta, nº 700, Vila Nova

Assistência Social recebe dois carros zero KM e instrumentos musicais para projetos sociais

No último dia 10, Sonora celebrou um marco significativo na Assistência Social. O município recebeu dois veículos zero KM e instrumentos musicais, destinados a fortalecer projetos essenciais para a comunidade e reforçar a qualidade na assistência e manutenção do atendimento dos munícipes.

Os dois veículos, a Fiat Toro e a Spin foram disponibilizados para atender às demandas da Assistência Social e Trabalho, enquanto os instrumentos serão utilizados pelos alunos do projeto Ciranda Cirandinha e da Banda de Percussão, ambos atendidos pela Prefeitura Municipal de Sonora.

Essa conquista foi possível graças aos esforços dos senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina, que direcionaram recursos para atender a solicitação do município. Tanto o prefeito Enelto Ramos da Silva quanto a gerente de Assistência Social e Trabalho, Calinca Lazzarotto, expressaram agradecimento pelo compromisso e apoio dos senadores, destacando que a atuação deles tem sido fundamental para o desenvolvimento de Sonora.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Enelto Ramos da Silva, da gerente de Assistência Social e Trabalho, Calinca Lazzarotto, do vereador Dalmi Tuta representando a Câmara Municipal, além de gerentes municipais e servidores da Administração. “Esse momento não apenas simboliza um investimento tangível na área social e cultural do município, mas também reforça o compromisso das autoridades locais em promover o bem-estar e o desenvolvimento da nossa população”, destacou Calinca.

O prefeito Enelto Ramos da Silva expressou sua gratidão aos senadores, destacando a importância dessa parceria para o progresso de Sonora. Agradeço a senadora Tereza Cristina que sempre atende nossos pedidos e destina recursos, não só para a assistência social, mas para várias áreas do nosso município. Quero agradecer também o senador Nelsinho Trad e toda a sua equipe em Brasília, que também nos atende carinhosamente, e têm um olhar muito apurado pela nossa cidade”, acrescentou.

Segurança Pública: Operação Divisa já prendeu 17 pessoas e continuará atuando por tempo indeterminado em Sonora/MS

A Polícia Civil deflagrou na manhã dessa sexta-feira (5), a Operação Divisa, em Sonora/MS. A ação foi uma resposta aos recentes ataques de criminosos que deixou toda a comunidade sonorense em alerta. 

A força-tarefa, que até então estava sendo operada de forma estratégica e sigilosa, tem como finalidade cessar a guerra entre organizações criminosas, reprimir crimes como tráfico de drogas, homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo. A operação mobilizou um contingente de 70 policiais e resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão.

Conforme o delegado de Polícia Civil de Sonora, Allan Patrick Cruz, informou, as autoridades policiais, o reforço na segurança da região será mantido por tempo indeterminado. “Essa é uma força-tarefa da Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar que vem sendo realizada há cerca de duas semanas para desmantelar as organizações criminosas no município. Ao total, foram presos cerca de 17 indivíduos nas duas últimas semanas, além disso, na data de hoje [5], foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo que, durante o cumprimento, um dos indivíduos reagiu contra a abordagem da polícia e foi a óbito no Hospital”, esclareceu.

O delegado informou ainda que os alvos são investigados pelos delitos de Organização Criminosa, Tráfico de Drogas, Homicídio Qualificado e Porte Ilegal de Arma de Fogo.

Em colaboração estreita entre a Prefeitura de Sonora, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública e o Governo Estadual, a Administração Municipal reitera o compromisso inabalável do Governo Municipal para com o bem-estar e a proteção da população sonorense. 

“É uma operação da Polícia Civil, da Militar, das equipes de inteligência do estado que visa trazer a segurança, a paz e o sossego para a nossa cidade de volta. Nós não estávamos inertes. Todo esse tempo, as forças policiais estavam trabalhando de forma estratégica e calculada para que em todas as abordagens, eles pudessem obter êxito, e, assim aconteceu. Sonora é e sempre será um lugar tranquilo, bom para se viver com a família”, expressou o prefeito Enelto Ramos da Silva.

Prefeitura de Sonora promove 3ª edição do Parôo na Praça

A terceira edição do Parôo na Praça acontece nesta sexta-feira (05/04), das 18h às 22h no Parque da Cidade. Promovido pela Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico e apoio da Associação Comercial e Agroindustrial de Sonora (Acias), mais de 30 empresas participarão expondo seus produtos e serviços.

O principal objetivo deste projeto é apresentar o que é produzido e vendido pelos empreendedores da cidade, mostrar para a população a infinidade de produtos que o comércio local dispõe – todos de qualidade, procedência e preços acessíveis.

Serão mais de 30 bancas, com a exposição de produtos dos mais diversos segmentos comerciais, como moda, vestuário, calçados, presentes, acessórios, alimentos em geral, como salgados, doces e bolos, artesanato e muito mais.

Serviço

Data: 05/04 (sexta-feira) 

Horário: 18h às 22h

Local: Parque da Cidade 

Escola Irma Araldi Kohl se destaca com alimentação sustentável e produção própria de merenda

No coração do Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, tem escola fazendo história ao se tornar pioneira em práticas sustentáveis e inovadoras na produção da merenda escolar. A Escola Irma Araldi Kohl não apenas produz sua própria refeição, mas também adota uma abordagem ambientalmente consciente, transformando resíduos de alimentos e esterco animal em recursos valiosos.

Diferenciando-se das demais instituições do Estado, a escola adotou um método revolucionário para preparar alimentos: produção própria, com o auxílio de um biodigestor doado pela empresa Engie, especializada em energia renovável. O equipamento realiza um processo natural de decomposição da matéria orgânica, gerando biogás e biofertilizante líquido através da digestão anaeróbica.

O biogás produzido pelo biodigestor substitui os combustíveis fósseis na cozinha da escola tornando as refeições mais saudáveis e saborosas, além de gerar uma economia significativa. Graças a esta iniciativa, a escola se tornou a primeira do município, e da região norte, a investir em uma alimentação sustentável e benéfica para o meio ambiente.

Para o diretor da Escola Irma Araldi Kohl, professor Romeu Martins, o biodigestor promove conscientização ambiental entre os alunos e a comunidade local. “Com o biodigestor, veio também um fogão que funciona com o biogás, onde cozinhamos o lanche das crianças. Quando o biodigestor estiver 100% ativado, ele vai nos proporcionar de 5 a 7 horas de gás para utilizarmos na cozinha, além do chorume para ser utilizado como fertilizante na nossa horta. Tudo será aproveitado e reaproveitado”, destaca.

A iniciativa da escola, em parceria com a Engie, é um exemplo inspirador de como é possível aliar educação, sustentabilidade e inovação. Ao adotar práticas alimentares mais saudáveis e ecologicamente responsáveis, a escola não apenas promove o bem-estar dos alunos, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e para a formação de cidadãos conscientes e engajados em questões ambientais.

ENGIE 

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. O Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades-chave (gás, energia renovável e serviços). 

Prefeitura de Sonora decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (28)

Publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27/03), o decreto n.° 1.450, que aponta Ponto Facultativo na quinta-feira, 28 de março e feriado na sexta (santa), em Sonora–MS.

O decreto tem como base as celebrações religiosas da Semana Santa, bem como o feriado da sexta-feira da Paixão, no dia 29. Com isso, órgãos e repartições públicas municipais fecham ou trabalham em horário especial, de acordo com escala de cada departamento.

A Saúde operará com horário especial, confira:
ESF 4: 07 às 11h, 13 às 17h;
CEM: atendimento com especialistas (pediatra e ginecologista), das 07 às 11h;
Laboratório: 07 Às 13h;
Farmácia Municipal: 07 às 11h e das 13 às 17h;
Gerência de Saúde: 07 às 11h.

Não haverá atendimento dos serviços de Regularização Fundiária Urbana neste fim de semana, voltando normalmente na próxima semana.

Sonora 36 anos: Concurso Rainha do Rodeio 2024 está com inscrições abertas 

Karine Martins, Rainha do Rodeio Sonora 2023
Karine Martins, Rainha do Rodeio Sonora 2023

Estão abertas as inscrições para o concurso da Rainha, Princesas e Madrinha do Rodeio de Sonora, que acontece no mês de maio. As candidatas devem ter de 15 a 25 anos e as inscrições poderão ser efetuadas até a próxima segunda-feira (01/04), na Casa do Artesão.

Conforme o regulamento, as candidatas eleitas terão como objetivo de sua representatividade divulgar a edição do 36° Aniversário de Sonora e todos os eventos que integram o aniversário, tais como a 3° Exposição de Tecnologia e Inovação no Agronegócio de Sonora — Expo Sonora, as ações da Prefeitura Municipal de Sonora e Rodeio em Touros — considerada a maior festa cultural do Município.

O concurso será realizado no dia 11 de maio, na Festa do Chapéu, e serão 4 coroadas: Rainha do Rodeio, Primeira Princesa, Segunda Princesa e Madrinha do Rodeio.

É importante destacar que não serão aceitas inscrições por telefone, internet, e-mail e nem fotografias que não sejam acolhidas no ato da inscrição. As candidatas deverão se apresentar no local e horário, estipulados, e deverão estar trajadas de calça jeans e camiseta branca, cabelo e maquiagem livres, a critério da candidata.

Reforçando: as inscrições abrem hoje (25), e vão até a próxima segunda-feira, dia 01 de abril, e devem ser feitas na Casa do Artesão, localizada na Avenida do Povo, n.° 668 — das 7h às 11h e das 13h às 15h. Confira o edital na íntegra clicando aqui

Prefeitura de Sonora começa a distribuir carnês do IPTU 2024

A Gerência de Administração, por meio do setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Sonora, informa que iniciou a entrega dos carnês de Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao ano de 2024.

Caso não receba nos próximos dias, o cidadão deve procurar o setor de Tributação na Prefeitura de Sonora, ou ainda, solicitar as guias para pagamento pelo WhatsApp no número: (67) 3254-1522.

O contribuinte receberá até 10% de desconto para pagamento parcelado para imóveis sem débito e 20% de desconto para cota única à vista, pagável até o vencimento no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi.

Vale lembrar que há a possibilidade de pagamento por meio do PIX, através do aplicativo de qualquer instituição bancária.

A Prefeitura está localizada na Av. Edson Aparecido Fernandes de Campos, 750.

IMPORTANTE
Devido às constantes chuvas no município e região, pode haver atraso na entrega dos carnês físicos, porém a Prefeitura informa que os carnês podem ser solicitados via WhatsApp para pagamento.

Projeto Rural Sustentável Cerrado: Irma Araldi Kohl Extensão Maria Enedina Gonçalves Pereira, recebe prêmio de R$ 8 mil

Localizada no Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, a Escola Irma Araldi Kohl desempenha um papel crucial no aprimoramento educacional e sustentável da região. O assentamento é beneficiado por treinamentos e dias de campo proporcionados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) por meio do seu projeto Rural Sustentável Cerrado.

Nesse contexto, destaca-se o Edital de Popularização do Projeto, no qual a escola se inscreveu e foi selecionada para participar.

Ao longo do desenvolvimento do Projeto, a escola enfrentou desafios significativos, desde a criação de uma sementeca até a implementação de uma Horta suspensa, um parque infantil construído com pneus, uma Composteira e uma Horta produtiva.

Destaca-se que as hortaliças cultivadas na escola foram utilizadas na merenda escolar das crianças, promovendo uma conexão direta entre a produção local e a alimentação saudável dos estudantes.

O Projeto exigiu o envolvimento ativo dos alunos, pais, comunidade em geral, e produtores rurais que gentilmente cederam suas chácaras para a realização dos dias de campo. A equipe pedagógica e administrativa da escola também desempenhou um papel fundamental no sucesso da iniciativa.

Ao final do processo, a escola obteve uma pontuação expressiva de 540 pontos, conquistando a classificação máxima, denominada “Super”. Essa conquista rendeu à escola um prêmio significativo de R$ 8 mil reais, destinado a investimentos futuros no projeto, bem como para aprimorar o ambiente e a estrutura da escola.

A premiação não apenas reconhece os esforços da escola, mas também ressalta a importância da colaboração entre diversos setores da comunidade para promover iniciativas sustentáveis e educacionais que beneficiam a todos.

Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Como aumentar a produtividade agrícola sem agredir o meio ambiente? Esse é um dos grandes desafios atualmente no mundo e o que move o Projeto Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil Fase II – Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado, ou apenas Projeto Rural Sustentável – Cerrado.

Com um arranjo institucional inovador, que envolve as instituições idealizadoras, beneficiários, executores e apoio científico, o projeto é resultado de parcerias. Tal arranjo mostra a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias.

O objetivo geral do projeto é mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. O projeto implementará atividades que melhorem o acesso dos(as) produtores(as) à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, assim como ações para fortalecimento de organizações produtivas locais, a fim de fomentar a comercialização de sua produção agropecuária. Além disso, melhorará as capacidades dos(as) prestadores(as) de serviços de assistência técnica locais (instituições e profissionais individuais) para trabalhar com tecnologias de baixa emissão de carbono.