Prefeito anuncia melhorias nas escolas municipais de Sonora

Na última terça-feira (25), o prefeito de Sonora, Enelto Ramos, se reuniu com a gerente de Educação Clotilde de Sousa Silva Castro, com a coordenadora de Inspeção Infantil do município professora Maria Aparecida Freitas, com a professora Jacqueline de Carvalho Valentim, da Inspeção Educacional e com a professora Lívia Leite da Mata, da Inspeção de Educação Especial para ouvir as principais necessidades da rede municipal de ensino e pontuar as melhorias que serão realizadas.

Nos próximos meses, as unidades de educação receberão benfeitorias nas salas de informática e terão os quadros das salas de aula trocados. Também serão feitas brinquedotecas novas. Por fim, serão realizadas obras de ampliação das Unidades Educacionais Paulo Henrique Zanin e Irma Araldi Kohl.

Na reunião, a equipe de profissionais da educação também ressaltou os avanços que a Coordenação de Inspeção Infantil – núcleo dirigido pela professora Maria Aparecida – têm feito no acompanhamento pedagógico para coordenadores e diretores de ensino, investindo na educação continuada dos profissionais que tiveram que se adaptar ao novo normal que a pandemia impôs aos professores.

O prefeito Enelto Ramos informou que agora a prioridade é buscar esses recursos para garantir o conforto dos alunos e professores nas salas de aulas. “Nossos alunos precisam estar em um ambiente agradável para que possam desenvolver suas habilidades de adquirir conhecimento, e os professores, incentivados para ensinar. Por isso, vou atrás de investimentos e se Deus quiser, iniciaremos as obras de melhorias o quanto antes”, afirmou.

Gerência de Assistência Social lança campanha Agosto Lilás

Neste mês, a Lei Maria da Penha completa 16 anos

Estamos no Agosto Lilás e a Gerência de Assistência Social de Sonora/MS iniciou a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A gerente municipal Calinca Lazzarotto promoveu uma palestra, na manhã de hoje (12), no Centro de Referência Especializada em Assistência Sociais (Creas),

Na palestra, a assistente social Ana Lúcia mostrou quais os tipos de violência que a mulher está sujeita a sofrer.

“A Lei Maria da Penha, que deu início a prevenção da violência contra a mulher, está completando 16 anos. Precisamos fortificar essa campanha e mostrar que violência não é só física”, destacou.

Também participaram do lançamento da campanha o delegado de Polícia Civil Alan Patrick, a coordenadora do Creas Andelourdes de Paula, o vereador Fábio Sinuca e representantes do Conselho Tutelar.

Alunos são premiados por melhor trabalho produzido com materiais recicláveis

A Patrulha Mirim também recebeu novos materiais para aulas de Educação Física

A Gerência de Educação e Cultura de Sonora/MS, com apoio da empresa Engie Energia, premiou os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino durante a Semana do Meio Ambiente. As crianças produziram obras de arte com materiais descartáveis.

Três alunos foram destaques em suas obras: Kanyo Fernandes Silva, aluno do 4° ano da Escola José Guilherme Farijon, conquistou o primeiro lugar; Sarah Letícia Sales Guisi, aluna do 3° ano da Escola Luigi Gazzolo, ficou em segundo lugar; e Pietra B. de Oliveira, estudante da Iolanda Torniazzo Petry em terceiro.

Outro destaque foi a Escola Paula Henrique Zanin, que conseguiu efetuar o maior plantio de mudas das mais diferentes espécies de árvores típicas do cerrado. Segundo a gerente de Educação e Cultura, Clotilde Castro, essa escola também foi premiada pelo trabalho.

“Esses trabalhos foram desenvolvidos no mês de julho, durante a Semana do Meio Ambiente, e a Engie é uma grande parceira nossa e decidiu premiar nossos alunos. Essa é mais uma forma de valorizar as ações de preservação”, afirma Clotilde.

Materiais de esportes

A Gerência de Educação e Cultura, juntamente com a diretoria de Esportes, fez a entrega de vários materiais esportivos à Patrulha Mirim, para atender os alunos tenham mais opções de entretenimento durante as aulas de Educação Física.

Nota de Pesar

A Prefeitura de Sonora/MS, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do servidor público, Edilson Costa, ocorrido neste domingo, dia 07 de agosto.

Edilson Costa era funcionário público na Prefeitura Municipal de Sonora e, atualmente, prestava serviço no setor de compras da atual gestão.

Nesse momento de dor e tristeza o prefeito Enelto Ramos da Silva  e o vice-prefeito Valter Almeida, em nome dos servidores públicos da Prefeitura Municipal, prestam os seus mais sinceros sentimentos e se solidarizam com os familiares pela perda deste grande amigo que deixou um legado de carinho e amizade.

Na certeza que a presença do eterno Edilson deixará muitas saudades em todos com quem conviveu e cativou, a Administração Pública reforça os votos de pesar pela grande perda e agradecimentos à imensa dedicação e excelente trabalho prestado ao município.

A Prefeitura Municipal de Sonora informa ainda que, em respeito à família e a todos os colaboradores, amigos e conhecidos de Edilson, decreta luto de três dias. Os serviços administrativos da Prefeitura serão prestados internamente e de portas fechadas ao público.

Crianças da Rede Municipal de Ensino voltam às aulas com merenda de qualidade, elaborada por nutricionistas

Essa semana foi marcada pela volta às aulas dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Sonora/MS, que contou com as melhores refeições, elaboradas pelas profissionais do Centro Municipal de Alimentação Escolar – a nossa tão conhecida Cantina Central.

A alimentação escolar é prevista em lei há muito tempo, mas no município de Sonora a merenda que é servida nas escolas ultrapassa todas as exigências mínimas e se configura como grande fator favorável à permanência escolar e ao processo de ensino e aprendizagem.

O cardápio é muito bem elaborado pela responsável da Cantina Central, a Nutricionista Deise Cristina, que sabe organizar muitíssimo bem todo o cronograma de merenda escolar com refeições saudáveis e atrativas às nossas crianças. O corpo de profissionais da Cantina Central trabalha arduamente para garantir o acesso à alimentação escolar de nossos queridos alunos.

É importante destacar que no período pandêmico, a alimentação escolar foi revertida em Kits de Merenda Escolar, e agora volta a ser ofertada nas unidades escolares. “Investimos massivamente na merenda escolar da Rede Municipal de Educação, pois acreditamos que o ensino engloba todo o contexto escolar, desde as aulas em si até a saúde nutricional de nossos estudantes” destacou a gerente de Educação, Clotilde Castro.

Terminam nesta quarta-feira (3), as inscrições para os cursos gratuitos de idiomas

A iniciativa é uma parceria da Gerência de Educação com o IFMS

Esta quarta-feira (3) é o último dia de inscrições para os cursos gratuitos de Inglês e Espanhol, nível básico I e II, oferecidos pela Gerência Municipal de Educação de Sonora, em parceria com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

As vagas são remanescentes, e estão divididas em: Inglês Básico I com 13 vagas; Inglês Básico II com 17; Espanhol I tem 18 vagas e Espanhol Básico II também 18.

Os interessados devem comparecer à Rua da Alegria, nº 46, Centro de Sonora, das 8h às 13h, com os seguintes documentos originais:

– Documento de identificação oficial com foto
– CPF
– Comprovante de Escolaridade (para os cursos de Inglês: comprovar no mínimo estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Para os cursos de Espanhol: comprovar no mínimo conclusão do Ensino Fundamental I)
– 1 foto 3×4
– Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para os homens maiores de 18 anos).

Com 12 vagas em Sonora/MS, estão abertas as inscrições para Recenseador do IBGE

As inscrições devem ser feitas presencialmente até a próxima segunda-feira (1°)

Seguem até a próxima segunda-feira, dia 1° de agosto, as inscrições gratuitas para preenchimento de 12 vagas de Recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Sonora/MS. As vagas são destinadas a pessoas com ensino fundamental completo, com salário por produtividade, que pode chegar a R$1,8 mil.

Para os interessados, as contratações serão temporárias e acontecerão por Prova de Títulos, que será analisada e será atribuída a pontuação correspondente, conforme publicado no edital.

Antes de se inscrever, o interessado deverá tomar conhecimento do disposto no edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. Como pré-requisito para a função, o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino fundamental completo.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração do contrato do recenseador é de até três meses.

Alunos da Patrulha Mirim de Sonora/MS visitam Bioparque Pantanal

Na tarde da última quarta-feira (27), na companhia da professora Sandra e do Tenente Robson, da Polícia Militar, 56 alunos do projeto Patrulha Mirim de Sonora, viajaram até Campo Grande para visitar o Bioparque Pantanal.

Dentro dos 19 mil metros quadrados de área construída, o espaço agrupa uma série de curiosidades em sua fauna e estrutura que deixou a experiência ainda mais interessante. O Bioparque é o único Aquário público no mundo a apresentar a diversidade de cascudos brasileiros. São mais de 30 espécies de cascudos, em formas e cores diferentes.

Em pouco mais de duas horas de passeio, eles aprenderam sobre as características de diferentes biomas, apreciaram a arquitetura inovadora do arquiteto Ruy Ohtake, conheceram espécies curiosas e encantadoras, contemplaram o museu com fósseis, além de apreciar toda a beleza dos enormes tanques de água doce.

Para as pessoas que desejam conhecer o Bioparque Pantanal, as inscrições para visitações gratuitas estão abertas no site https://agendamento.bioparquepantanal.ms.gov.br/, sempre na segunda quinzena do mês e podem ser feitas individualmente, grupo familiar ou escolar. Um voucher é gerado e impresso no dia e hora agendado.

A visita dos alunos do Projeto Patrulha Mirim recebeu apoio da Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Sonora/MS.

Gerência de Assistência Social e Trabalho de Sonora/MS promove festa julina no SCFV

Programas Geração Amiga, Geração Alegria foram os anfitriões da festa que reuniu a população e autoridades locais

A Prefeitura de Sonora/MS, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho, promoveu na noite desta quarta-feira (27), uma grande festa julina no complexo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Alguns enfeites e itens decorativos foram produzidos pelos próprios assistidos dos programas sociais do município. As crianças do Geração Alegria e os idosos do Geração Amiga se apresentaram na Quadrilha e as crianças ainda apresentaram dança de saia.

O evento reuniu em torno de 150 pessoas e contou com música ao vivo até às 22h.
Para a gerente de Assistência Social, Calinca Lazzarotto, é sempre uma alegria poder promover eventos que levam alegria para as pessoas. “Nosso trabalho é esse, promover ações que ofereçam alegria e descontração para a nossa população. É muito gratificante”, destacou.

O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, elogiou o evento e ressaltou a importância de atividades que envolvam toda a comunidade. “Está muito bom! Comida, decoração, as pessoas estão se divertindo, todos estão felizes. Esses momentos são de grande importância, porque é aqui que eles têm o momento de lazer e de diversão. Nossa idosos e nossas crianças merecem”, disse.

O espaço ficou pequeno para o público convidado, que pode se deliciar com as diversas comidas típicas preparadas. Teve arroz carreteiro, caldo, canjica, bolo de milho, pipoca doce e salgada, maçã do amor, algodão doce, amendoim salgado e cri cri.

Além do gestor municipal, participaram do evento a primeira-dama Adenir Franco, o presidente da Câmara Municipal Dalmi Alves, vereadores, gerentes municipais, colaboradores da pasta e outras autoridades políticas locais.

 

Referência nacional: Projeto educativo de Sonora/MS será apresentado em evento no Alagoas

Programa “Primeiros Passo ao Mundo do Trabalho” foi selecionado para apresentação no Congresso Nacional de Educação 

Uma iniciativa da Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Sonora/MS,  será apresentada no Conedu (Congresso Nacional de Educação), que acontecerá em outubro, na cidade de Maceió (AL). O programa “Primeiros Passo ao Mundo do Trabalho” é uma parceria do Senai/MS com o Executivo Municipal e tem como objetivo a formação profissional gratuita dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Sonora.

O projeto teve início em outubro de 2021 e foi facilmente aceito pelos estudantes, que se inscreveram massivamente, tendo continuidade esse ano. Com abordagens em vários campos de conhecimento, o programa oferece cursos administrativo, oratória, educação financeira, marketing, computação e etc.

“Este Programa visa despertar o interesse pelo trabalho nos estudantes participantes, preparar os discentes para o desempenho de funções de diferente graus de complexidade de uma ou mais profissões e instruir os alunos para uma profissão de acordo com o perfil requerido pelo mercado de trabalho e compatíveis com a complexidade tecnológica contemporânea”, destaca a gerente municipal de Educação, Clotilde Castro. 

No final deste semestre, o projeto foi inscrito no Conedu, maior congresso de educação no país, e foi aprovado para apresentação. “Essa iniciativa que certamente impactou e continua impactando positivamente a vida de muitos alunos, agora será apresentada para milhares de pessoas, fazendo com que nosso Município tenha ainda mais destaque no mapa educacional a nível nacional”, completou Clotilde.

A gerente concluiu agradecendo o prefeito Enelto Ramos da Silva (PP)  e a primeira-dama Adenir Franco, que aprovaram a ideia no primeiro momento, além da Shirlene e Nikele do Senai, que possibilitaram a parceria. 

É a Educação de Sonora superando as barreiras territoriais e sendo reconhecida nacionalmente!

Balneário Pôr do Sol recebe 4ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross

A competição é formado por 11 categorias mistas, com competidores de todo Brasil 

Os moradores de Sonora têm mais um motivo para contemplar as belezas do Balneário Pôr do Sol. Nos próximos dias 6 e 7 de agosto acontece a 4ª etapa do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Motocross 2022. 

Às margens do Rio Correntes, a pista recebe os melhores atletas da modalidade, formando o gate de 11 categorias oficiais. Na última etapa, realizada em Cassilândia, estiveram presentes homens, mulheres e crianças de todo Estado e de federações vizinhas, como Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

Cada pista possui seus desafios, mas independente das condições climáticas, o motocross exige muita habilidade de condução das motos e até força física dos competidores.

O evento é uma realização da Femems (Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sonora, da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Fundação de Cultura. 

É importante destacar que toda competição será transmitida pelo canal FEMEMS TV OFICIAL, no YouTube.