DECRETO: LEI nº 919

Na data de hoje (20) a prefeitura municipal de Sonora – MS declara estado de Emergencia devido a Pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) conforme decreto anexado a baixo.

Lei Nº919.2020 - SONORA - MS

Pronunciamento sobre o COVID-19

Na tarde de hoje (19) o prefeito municipal Enelto Ramos juntamente com a gerência de Saúde fez o pronunciamento a respeito do novo coronavírus conhecido assim como covid-19, na qual ressaltaram sobre os cuidados e prevenção para manter nossa população segura dessa pandemia que vem se alastrando em nosso país, trazendo grande prejuízo aos municípios.
No pronunciamento feito através da Rádio Sonora e Rádio de Pedro Gomes e também através de vídeo nas redes sociais o prefeito municipal pede a colaboração da população e também das empresas privadas.

PRONUNCIAMENTO SR. PREFEITO ENELTO RAMOS: “A PREFEITURA DE SONORA, DIANTE DA GRAVE CRISE MUNDIAL QUE ATRAVESSAMOS.PREOCUPADA COM A SAÚDE DE TODA A POPULAÇÃO, JÁ VEM SE ORGANIZANDO PARA GARANTIR O ISOLAMENTO SOCIAL DE SEUS SERVIDORES, ATITUDE QUE ESPERA SEJA EXEMPLO A SER SEGUIDO PELO SETOR PRIVADO, NA MEDIDA DO POSSÍVEL. NOS JÁ TEMOS TOMADO MEDIDAS ANTECIPADAS PARA O TRATAMENTO DOS CASOS QUE SURGIREM COM AQUISIÇÃO DE RESPIRADORES MECÂNICOS, MEDICAMENTOS E OUTROS INSUMOS A SITUAÇÃO E TÃO GRAVE QUE SONORA, ASSIM COMO OS OUTROS MUNICÍPIOS DO PAÍS, ESTAMOS COM DIFICULDADES PARA AQUISIÇÃO DE VÁRIOS ITENS. MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE A POPULAÇÃO ENTENDA QUE TODAS ESSAS MEDIDAS SERÃO INSUFICIENTES, SE NÃO HOUVER O ISOLAMENTO SOCIAL PAÍSES DESENVOLVIDOS ESTÃO UTILIZANDO CAMINHÕES PARA GUARDAR CAIXÕES, POIS NÃO HÁ MAIS ESPAÇOS NOS CEMITÉRIOS. DIANTE DESSE CONTEXTO, PREOCUPADOS COM A SAÚDE O NOSSO DEVER COMO REPRESENTANTE DO POVO, E ATENDENDO ORIENTAÇÃO INCLUSIVE DO MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO, NA PESSOA DO DR. ADRIANO, E DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, NA PESSOA DO PRESIDENTE LOCAL, ALEXANDRE, ESTAMOS ESTENDENDO AS RESTRIÇÕES DO DECRETO DE ONTEM, DECRETANDO ESTADO DE EMERGÊNCIA BEM COMO BARES, RESTAURANTES, BOATES E CONVENIÊNCIA. DE TODOS, QUE É E O FECHAMENTO DAS IGREJA, DE TODAS AS DENOMINAÇÕES,AS MISSAS E CULTOS DEVEM SER REALIZADOS DE MODO ELETRÔNICO, SEJA POR RÁDIO, SEJA PELAS REDES SOCIAIS; OS BARES, RESTAURANTES E CONVENIÊNCIA DEVEM FUNCIONAR EXCLUSIVAMENTE NO SISTEMA DELIVERY O MOMENTO É EXTREMO, A NÍVEL MUNDIAL NUNCA SE ENFRENTOU SITUAÇÃO DE TAL ORDEM, O QUE EXIGE MEDIDAS EXTREMAS. MEUS QUERIDOS AMIGOS, NO BRASIL NÃO HÁ ESTRUTURA PARA ATENDER TODOS OS DOENTES E, CASO NÃO SEJA REDUZIDA A VELOCIDADE DE CONTAGIO DA DOENÇA, MUITOS IRÃO MORRER POR FALTA DE EQUIPAMENTO SUFICIENTE, POR FAVOR SE UNEM NESSA CORRENTE, AJUDE-NOS A ESTANCAR ESSE PROBLEMA, COM A SIMPLES ATITUDE DE FICAR EM CASA,EMPREGADORES PRIVADOS, SE POSSÍVEL DE FERIAS AOS EMPREGADOS, OU SE ESTRUTURE PARA TRABALHO HOME OFFICE VAMOS NOS UNIR EM DEFESA DA VIDA DE TODOS.

ABRAÇOS E QUE DEUS NOS PROTEJA

Prefeitura Municipal de Sonora no combate ao COVID-19

Decreto Municipal

Na tarde de ontem (18) a prefeitura municipal de sonora decreta medidas de prevenção ao contágio do COVI-19 (Novo Coronavírus) como em anexo publicado no Diário Oficial.

DECRETO COVID-19

Resultado Final do Processo Seletivo para Cuidador do Abrigo Institucional em 2020.

A Prefeitura Municipal de Sonora, divulga o Resultado Final do Processo
Seletivo nº 01/2020 – Edital nº 03/2020, para Cuidador do Abrigo Institucional
em 2020:

Comissão Organizadora
Decreto n° 750 de 21/02/2020.

Aulas inaugurais dos cursos Técnicos de nível Médio Subsequentes em Administração, Manutenção e Suporte em Informática e formação inicial e continuada de Inglês Básico

A prefeitura municipal de Sonora, através do prefeito, Enelto Ramos da Silva, juntamente com a Gerente Municipal de Educação, Graziele Souza da Luz, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Coxim, têm o imenso orgulho e satisfação de comunicar que em 04/03/2020 foram realizadas as aulas inaugurais dos cursos de Técnicos de nível Médio Subsequentes em Administração, Manutenção e Suporte em Informática e formação inicial e continuada de Inglês Básico, por meio da EAD-Semipresencial ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A turma do Curso de qualificação profissional em Inglês Básico, que tem como mediadora a professora Simone Pereira, já possui uma turma de 35 cursistas matriculados; o Curso Técnico Nível Médio em Administração, tem como mediadora a professora Jacqueline de Carvalho Valentim e inicia com uma turma de 40 cursistas matriculados e, por fim, mas não menos atrativo ou importante,  o Curso Técnico Nível Médio em Manutenção e Suporte de Informática, tem como mediadora a professora Eliane Maria de Souza Costa e uma turma de 30 cursistas.

Essa é uma enorme conquista para o Município de Sonora – MS que, pela primeira vez e, graças à parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Sonora com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Coxim, cursos de tal ordem estão sendo ofertados e realizados no próprio município.

 

A Gerente Municipal de Educação, Graziela Souza da Luz, informa que a atual gestão tem como objetivo apoiar a formação dos cidadãos de nosso município e, mais, os cursos serão ofertados no período noturno, nas dependências da Escola Municipal Francesco Battista Giobbi, contando com atividades online e semipresencial.

Abertas as inscrições para bolsas universitárias EAD no município de Sonora.

A prefeitura Municipal de Sonora informa que segunda-feira (9) inicia-se as inscrições para bolsa universitária EAD, o prazo para efetuar a inscrição é do dia 09 a 25 de Março de 2020. O candidato deve se dirigir a gerencia de Assistência Social de Sonora, localizada na rua Adalberto Bozoki, n° 276, perto da Câmara Municipal de Sonora, no horário das 7:00 ao 12:30.
Documentação necessária:
• RG;
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Comprovante de Matricula;
• Comprovante de endereço;
• Comprovante de renda (familiar);
• Carteira de Trabalho;
• Boletim de notas ou ficha individual do aluno.
Lembrando que é necessário trazer cópias e os documentos originais

Prefeitura de Sonora anuncia reajuste salarial de 12,84% para professores e equipara ao piso nacional

Nesta terça-feira (04) o prefeito de Sonora-MS, Enelto Ramos, anunciou logo após uma reunião com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Sonora (SINDES), o reajuste de 12,84% aos professores municipais neste ano, que será pago na integralmente pela Prefeitura Municipal de Sonora, e o retroativo referente a janeiro será parcelado em 6 vezes sendo que a primeira parcela será paga em abril (folha de março) e a última em setembro.
O SINDES esteve representado por sua presidente Bruna Patrícia de Jesus, acompanhada dois representantes da CUT, os dirigentes Dilma e Wilson, com o prefeito Enelto Ramos, representando a Administração Municipal de Sonora participaram a gerente de educação, Graziele Souza da Luz e o gerente de financas, Dalmi Alves (Tuta).
O Sindicato dos Servidores Públicos de Sonora emitiu uma nota onde comemora e ressalta a importância da conquista através do diálogo e parabenizou o prefeito Enelto Ramos, o gerente de finanças e a gerente de educação pelo excelente planejamento financeiro e valorização dos professores.
A presidente do SINDES, destacou que Sonora é o primeiro município de Mato Grosso do Sul filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) que teve o reajuste concedido na íntegra.
O prefeito Enelto Ramos, disse estar muito satisfeito por chegar a esse resultado, para ele o compromisso da Administração Municipal é valorizar o servidor público, para isso são feitos planejamentos com responsabilidade, sempre honrando o trabalho desempenhado pelos servidores. “Nós da administração pautamos pela valorização do servidor público, sempre dialogamos e discutimos a melhor forma de cumprir o que é de direito do servidor. Com muito planejamento e ajustes chegamos a um acordo que dá o direito ao magistério os 12.84% de reajuste, com isso saliento que agora o salário dos professores municipais de Sonora está equiparado ao piso nacional, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15. Para nós é gratificante cumprir com essas obrigações, sabemos que muitos municípios estão tendo dificuldades para dar esse reajuste. Quero parabenizar os professores, ao sindicato e aos nossos gerentes por me ajudarem a chegar nesse consenso”. Finalizou o prefeito Enelto.