Prefeito anuncia melhorias nas escolas municipais de Sonora

Na última terça-feira (25), o prefeito de Sonora, Enelto Ramos, se reuniu com a gerente de Educação Clotilde de Sousa Silva Castro, com a coordenadora de Inspeção Infantil do município professora Maria Aparecida Freitas, com a professora Jacqueline de Carvalho Valentim, da Inspeção Educacional e com a professora Lívia Leite da Mata, da Inspeção de Educação Especial para ouvir as principais necessidades da rede municipal de ensino e pontuar as melhorias que serão realizadas.

Nos próximos meses, as unidades de educação receberão benfeitorias nas salas de informática e terão os quadros das salas de aula trocados. Também serão feitas brinquedotecas novas. Por fim, serão realizadas obras de ampliação das Unidades Educacionais Paulo Henrique Zanin e Irma Araldi Kohl.

Na reunião, a equipe de profissionais da educação também ressaltou os avanços que a Coordenação de Inspeção Infantil – núcleo dirigido pela professora Maria Aparecida – têm feito no acompanhamento pedagógico para coordenadores e diretores de ensino, investindo na educação continuada dos profissionais que tiveram que se adaptar ao novo normal que a pandemia impôs aos professores.

O prefeito Enelto Ramos informou que agora a prioridade é buscar esses recursos para garantir o conforto dos alunos e professores nas salas de aulas. “Nossos alunos precisam estar em um ambiente agradável para que possam desenvolver suas habilidades de adquirir conhecimento, e os professores, incentivados para ensinar. Por isso, vou atrás de investimentos e se Deus quiser, iniciaremos as obras de melhorias o quanto antes”, afirmou.

Gerência de Saúde participa de reuniões de alinhamento e oferece treinamento a servidores

A última semana foi bem agitada para a Gerência Municipal de Saúde de Sonora.

 É que foram realizadas diversas reuniões com representantes locais e nacionais, treinamentos e capacitações para a atualização de informações de trabalho e orientações voltadas aos servidores da Saúde.

Na última quinta-feira (15), a gerente de saúde, Indianara Dantas, participou da primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2021, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, COSEMS/MS, realizada no auditório da Assomasul e contou com a presença de 60 gestores municipais de saúde.

Já no dia 16 de julho, com a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a Gerência Municipal esteve presente na reunião com todos os Secretários Municipais de Saúde de MS, realizada na Assembleia Legislativa.

Na reunião, compuseram a mesa, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS, Rogério Leite, que solicitou a inclusão no PNI a imunização, contra a Covid-19, de crianças e adolescentes.

O Ministro respondeu que os adolescentes serão incluídos. “As vacinas são uma esperança. Os adolescentes de 13 a 18 anos, já devem ser incluídos no Programa Nacional de Imunização que é gerido pelo comitê gestor tripartite, apoiado por uma câmara técnica de especialistas, por isto as decisões emanadas devem ser cumpridas na ponta, sem privilegiar determinado município, só assim vamos fazer a vacina chegar com eficiência a todos os brasileiros”, explicou Queiroga.

Na terça-feira (20), a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul – CRO-MS, Silvânia Silvestre, e a conselheira Juliana Frigeri, estiveram em Sonora e se reuniram com a gerente de Saúde, Indianara Dantas e com a coordenadora de saúde bucal, Gracyelen Centenaro para tratar das demandas do município. As representantes do CRO-MS inteiraram-se sobre a cobertura do atendimento odontológico oferecido à população em Sonora e colocaram o Conselho à disposição para colaborar com a odontologia local no que for possível.

Na quarta-feira (21), a Gerência de Saúde capacitou os colaboradores da ESF-5 Rural, para a atualização dos cadastros no sistema do e-Agentes, do Governo Estadual.

A Gerência Municipal de Saúde também imunizou na segunda-feira (19) educadores da rede de ensino municipal, estadual e particular. Ao mesmo tempo que os atendimentos médicos são realizados normalmente nas ESF’s, acontecem ações pontuais, como por exemplo, o “Julho Amarelo”, mês de conscientização e combate às Hepatites Virais. Este ano, o dia 17 de julho foi escolhido para oferecer atendimento e orientações sobre a doença e atender homens de diferentes idades com diversos serviços médicos, que vão de atendimento psicológico a nutrição.

E até amanhã (23), acontece no Posto de Saúde Central, a imunização contra a H1N1. A Campanha de vacinação é voltada para crianças acima de 6 meses a adolescentes até 17 anos, acima de 18 com esquema vacinal da Covid-19 completo, além de mulheres em qualquer faixa gestacional.

 

Sindifiscal-MS doa 50 cobertores para famílias carentes em Sonora

Na manhã dessa segunda-feira, (19), o Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal/MS), da 10ª DS Coxim/Sonora, através do Delegado Sindical Carlos Henrique da Silva, doou 50 cobertores para as famílias carentes de Sonora. Os cobertores serão destinados pela Gerência Municipal de Assistência Social em parceria com o CRAS às famílias cadastradas nos programas sociais do município.

De acordo com a gerente da Pasta, Calinca Lazzarotto, desde o fim de junho a Gerência tem atendido demandas da comunidade carente em observância ao frio, tanto na área urbana quanto na área rural de Sonora. “Desde que começou o frio, entregamos cobertores que recebemos de diversas campanhas realizadas. E todas as doações vieram em bons momentos, sabemos que muitos não tem condições de comprar e a Assistência Social está aqui para isso, para ajudar quem precisa”, disse.

A ação faz parte da Campanha do Agasalho denominada “Sindifiscal/MS Solidário – aqueça seu coração doando a quem mais precisa.”

A semana começou gelada em todo o Estado e um aviso de onda de frio emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrange todas as regiões sul-mato-grossenses e indica que as temperaturas estarão cerca de 5ºC abaixo da média até a manhã de sexta-feira (23).

De acordo com o Cemtec, a partir de hoje (21), as temperaturas entram em gradativa elevação e os níveis de umidade relativa do ar ficam bastante baixos especialmente nas regiões norte, leste e norte da região pantaneira.