Prefeitura e Sebrae lançam Plano de Desenvolvimento Econômico de Sonora

Com ações para transformar o município, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Em parceria com o Sebrae/MS, a Prefeitura Municipal de Sonora lança, nesta quinta-feira (11), o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o município que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento da cidade. O evento será realizado, às 19h, na Câmara Municipal.

Segundo o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, o plano faz parte do trabalho desenvolvido pelo município, junto com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora. “As ações em parceria com o Sebrae são de extrema importância para a nossa gestão e, principalmente, para a população que se beneficia das atividades realizadas. Juntos, desenvolvemos o mercado de trabalho local, o comércio, as agroindústrias e diversos outros setores da cidade que geram emprego e renda para a nossa comunidade e, agora, o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que resultou dessa parceria e irá ajudar no crescimento da nossa cidade”, ressaltou o gestor.

Elaborado de forma colaborativa, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Sonora é composto por ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, aumentar autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que os moradores comprem do comércio local, atrair novos empreendimentos, além de impulsionar a área do turismo. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esse trabalho será fundamental para o crescimento do município.

“Tenho certeza de que com o apoio do Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, das lideranças locais e do Governo do Estado o município irá crescer cada vez mais. O programa tem várias iniciativas para fortalecer os pequenos empreendedores, gerando emprego e renda, além de promover uma melhoria no ambiente de negócios para que o empreendedor possa exercer as suas atividades”, pontuou Verruck.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Plano de Desenvolvimento Econômico foi elaborado com a participação da sociedade e lideranças locais e se faz relevante, principalmente, por reunir o que as pessoas acreditam ser importante para a cidade. “O poder público e representantes de vários setores do município, da Associação Comercial e do Sindicato Rural, pensaram em conjunto a respeito de quais ações seriam importantes para promover o desenvolvimento. O Sebrae forneceu o suporte para esse processo e iremos atuar junto com o município para que esse plano seja concretizado e a transformação aconteça”, enfatizou Mendonça.

Serviço

Lançamento Plano de Desenvolvimento Econômico de Sonora

Data: 11/11/2021

Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de Sonora (Rua Adalberto Bozoki, nº 305)

Prefeitura realiza Gabinete Itinerante na comunidade do Chapadão

A Prefeitura de Sonora promoveu mais um Gabinete Itinerante. O evento foi realizado na última quinta-feira (4), e dessa vez, os moradores do Chapadão foram os anfitriões e receberam o prefeito Enelto Ramos e os gerentes municipais. Os vereadores Dalmi Tuta, Douglas Brasileiro, Jansen Peixoto, Joaquizinho e Vera Dantas também estiveram presentes representando a Câmara Municipal.

O terceiro Gabinete Itinerante do ano foi realizado na Escola Municipal Irma Araldi Kohl, no Parque Novo Horizonte.

Os gerentes municipais Calinca Lazzarotto (Assistência Social e Trabalho), Antonio João Rodrigues (Obras), Clotilde Sousa (Educação), Cilene Souza Leite (Administração e Finanças) ouviram atentamente as demandas da população da comunidade do Chapadão e orientaram quanto aos pedidos mais simples. As demandas mais complexas foram levadas para a Prefeitura para que sejam analisadas e estudadas formas de execução. A enfermeira-chefe da unidade de saúde local, Pollyana Davalos Kohl, juntamente das enfermeiras Fátima Valente e Simone Vilela, representaram a gerente Indianara Dantas (Saúde), que estava na Capital para a Oficina Previne Brasil.

Para Enelto, o Gabinete Itinerante possibilita maior proximidade das pessoas e das necessidades dos bairros e comunidades em geral. “Fiquei extremamente grato com a participação das pessoas do Chapadão, foi muito produtivo. Foram várias as solicitações e todos se sentiram bem à vontade para falar e sugerir melhorias na gestão. Também recebemos elogios”, disse o gestor. 

Segundo os moradores de Chapadão, que formaram uma roda para conversar com o prefeito e gerentes, essa foi a primeira vez que um gestor esteve no local somente com o intuito de ouvir os anseios  da comunidade. 

Num balanço geral, o prefeito informou que a maioria das solicitações pode ser atendida de forma imediata,  outras a equipe da Prefeitura vai trabalhar para viabilizar.

O próximo Gabinete Itinerante será realizado ainda este ano e ao que tudo indica, também será na área rural de Sonora.

 

Prefeitura de Sonora implanta serviço Família Acolhedora

Famílias cadastradas no serviço receberão auxílio mensal por parte da Prefeitura no valor de um salário-mínimo

A Prefeitura Municipal de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho e da Equipe da Alta Complexidade, implanta o serviço de Família Acolhedora.

O serviço de Família Acolhedora trata-se de acolhimento destinado às crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos, que temporariamente tiveram que ser afastados de suas famílias, em razão de aplicação de medida protetiva pelo Poder Judiciário.

Podem se inscrever no Família Acolhedora pessoas maiores de 21 anos, ter residência fixa em Sonora há pelo menos dois anos, ter ensino fundamental completo, não possuir nenhum tipo de dependência de substâncias psicoativas, ter emprego remunerado entre outros requisitos que podem ser conferidos no edital: http://diariooficialms.com.br/media/55615/2960—28-10-21.pdf

Inicialmente, o serviço objetiva o atendimento imediato e integral às crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos, em situação de risco e de vulnerabilidade que justifique o acolhimento em caráter provisório e excepcional como medida de proteção.

As famílias inscritas serão submetidas ao processo de seleção pela Equipe da Alta Complexidade e Judiciário conjuntamente, e sendo consideradas aptas, serão encaminhadas para inserção no programa após apresentação de laudo médico que ateste a capacidade física e mental de todos os integrantes da família.

A permanência da família credenciada no Serviço Família Acolhedora será de um ano, podendo ser prorrogado a critério da Equipe da Alta Complexidade.

Cada família cadastrada no Serviço receberá auxílio mensal por parte da Prefeitura no valor de um salário-mínimo a partir da assinatura do contrato, independente do acolhimento da criança ou do adolescente.

Quando efetivado o acolhimento da criança ou do adolescente, a família acolhedora receberá mais um salário-mínimo por criança ou adolescente, proporcionalmente ao número de dia ou mês atendido, o qual este deverá ser prestado contas com a Equipe da Alta Complexidade, no CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, para confirmar se tal benefício foi revertido em prol da criança e ou adolescente acolhido.

A Família também terá direito ao décimo terceiro. Em casos excepcionais de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, a bolsa auxílio mensal será fixada em 1,5 (um e meio) salário-mínimo por criança ou adolescente acolhido. Caso a família não se interesse pelo recebimento do auxílio financeiro de que trata este artigo deverá assinar termo de renúncia. O repasse do auxílio financeiro às famílias participantes do Serviço ocorrerá até o dia 10 (dez) de cada mês.

Importante ressaltar que a ação está em consonância com o Ministério Público e Conselho Tutelar de conformidade do Artigo 95 do ECA.

Famílias interessadas em participar do Serviço Família Acolhedora deverão efetuar seus cadastros munidas de documento pessoais e comprovante de residência junto ao CREAS, na Av. 03 de junho (antiga Wilson Barbosa Martins), n° 1.129, das 07h às 13h.

Confira todas as informações no edital: http://diariooficialms.com.br/media/55615/2960—28-10-21.pdf