Nova Lei oportuniza vagas de estágio para universitários no Governo Municipal

Projeto já foi aprovado e funcionará em parceria com Universidades e instituições de cursos técnicos

A Prefeitura de Sonora, com apoio da Câmara dos Vereadores, sancionou a Lei N° 1079, que autoriza os termos de acordos com instituições de ensino universitário e as de cursos técnicos, que vão proporcionar oportunidades de estágios aos acadêmicos nas repartições públicas do Governo Municipal. O principal objetivo é contribuir na formação profissional desses alunos, de acordo com o contexto curricular, garantindo o seu desenvolvimento na caminhada acadêmica e maior participação no processo de construção da cidadania.

Conforme a publicação, o acordo é entre o Executivo Municipal com Instituições de Ensino legalmente reconhecidas, para realização de estágio obrigatório ou não obrigatório. É importante destacar que cada secretaria municipal indicará a quantidade de vagas existentes em seu quadro no início dos semestres e ficará a cargo da instituição conveniada a indicação dos alunos a preencherem as vagas, sendo 10% delas destinadas à pessoas portadoras de deficiência.

Das obrigações do estudante, ele deverá comprovar mensalmente a frequência mínima nas aulas de 75% para manutenção no estágio. Também é vedada a realização de qualquer atividade sem a prévia orientação ou supervisão do professor orientador. Já a jornada de atividade será definida em comum acordo entre a instituição de ensino, o Município e o aluno estagiário ou seu representante legal.

O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, acredita que essa é mais uma maneira da Prefeitura colaborar diretamente no desenvolvimento profissional dos cidadãos e também garantir que eles terminem o curso com experiência na área de formação. “A experiência comprovada é essencial para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho. Acho que é nosso papel, como setor público, colaborar no crescimento dessas pessoas”, destaca Enelto.

Essa experiência possibilita ao estudante afirmar ou modificar a visão profissional, além do que é uma ótima oportunidade para aprimorar e desenvolver novas habilidades. Sem dúvida alguma, o estágio é primordial para a formação profissional do estudante, por isso, a Lei N° 1079 já está em vigor no município de Sonora.